O governo da Turquia informou que explosões sucessivas ocorreram em dois navios-tanque no Mar Negro. A mídia da Ucrânia, por sua vez, noticiou que forças do país atacaram os navios por acreditar que fossem petroleiros russos que se esquivam de sanções.

O Ministério dos Transportes e Infraestrutura da Turquia afirmou sexta-feira que as explosões ocorreram ao largo da costa turca. Acrescentou que a tripulação foi retirada com segurança de todos os navios.

No sábado, organizações de mídia da Ucrânia atribuíram a várias fontes a informação de que o serviço de segurança do país atacou os navios-tanque com drones navais em operação conjunta com a Marinha. Segundo as notícias, os petroleiros estavam a caminho de um porto situado no sul da Rússia.

Imagens mostram o momento em que um drone atinge um navio-tanque e causa uma grande explosão e incêndio intenso, com nuvem de fumaça preta.

As notícias dizem que as embarcações seriam parte da “frota paralela” da Rússia — grupo de navios que transportam petróleo russo para contornar sanções internacionais. Estimam que o petróleo transportado pelas embarcações atingidas poderia ter valor total de 70 milhões de dólares.

Em nota divulgada sábado, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informa que as explosões ocorreram dentro da zona econômica exclusiva do país. A nota diz que o incidente representa sérios riscos à segurança da navegação, da vida, das propriedades e do meio ambiente da região.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *