O jovem Bryan Damazo de Santana Pinto, de apenas 18 anos, havia ingressado há poucos meses no Exército Brasileiro. Nas redes sociais, compartilhava a vida ao lado da namorada, a paixão por motocicletas e a fé. O soldado morreu após sofrer ferimentos graves em um acidente com artefatos explosivosem Três Barras, nesta quinta-feira (23).
Continua depois da publicidade
Uma prima de Bryan afirmou ao Total do NSC que a família busca informações sobre como o acidente aconteceu nas instalações do Campo de Instrução Marechal Hermes.
— Um ser tão iluminado, uma vida inteira pela frente… Amado, muito amado pela família. A mãe dele, a namorada e meu tio merecem saber o que realmente aconteceu. Foi tirada a vida de um jovem de 18 anos. Alguém precisa falar — disse.
Veja fotos
Ao g1, o amigo de escola Gabriel Kohler contou que Bryan era conhecido por estar sempre disposto a ajudar.
— O sonho dele era comprar uma moto no ano passado. Graças a Deus, consegui realizar esse desejo neste ano. Agora, infelizmente, aconteceu essa tragédia. Ainda não caiu a ficha — lamentou.
Continua depois da publicidade
Despedida do soldado
Bryan morava em Três Barras, no Planalto Norte catarinense, com a família. Nas redes sociais, pessoas próximas ao jovem lamentaram a tragédia.
“Meu soldado, amor da tia. Descansa em paz. Que dó perder você”, publicou uma tia do jovem. Já a prima dele ainda disse: “não dá pra escrever o quanto estamos sofrendo com sua perda. Nunca esqueceremos de você, você será sempre amado por nós. Que menino os espíritos amigos lhe receberão com amor e acolhimento, meu.”
O velório de Bryan será realizado na residência da família em Três Barras. Já o sepultamento ocorre às 17h desta sexta-feira (24) no Cemitério de São João dos Cavalheiros.
De acordo com a 5ª Região Militar do Exército do Brasil, o acidente aconteceu por volta das 11h desta quinta-feira (23). O soldado sofreu ferimentos graves e recebeu os primeiros socorros de uma equipe médica ainda no local.
Continua depois da publicidade
Em seguida, Bryan foi levado por colegas até a Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Três Barras. No local, uma equipe do Samu foi acionada para transferir a vítima para outro hospital. No entanto, o jovem não resistiu e morreu dentro da ambulância.
“O Comando da 5ª Região Militar determinou a instalação do Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido, e também deslocou ao Campo de Instrução Marechal Hermes uma equipe de apoio interdisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, capelão militar e oficial superior, com a finalidade de prestar assistência à família e acompanhar os desdobramentos junto à direção da Organização Militar”, afirmou o Exército em nota.
Ainda não há informações sobre quais os artefatos explosivos que Bryan manuseava, nem se ele participou de algum treinamento militar no momento. Segundo o comando, o IPM irá definir o que ocorreu ao acidente.
Veja na íntegra o posicionamento do exército
“O Comando da 5ª Região Militar informa que, na manhã de 23 de outubro de 2025, por volta das 11 horas, ocorreu um acidente nas instalações do Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras-SC, envolvendo um artefato explosivo.
Continua depois da publicidade
O incidente resultou em ferimentos graves em um Soldado, que recebeu os primeiros socorros no local da equipe médica do próprio Campo de Instrução Marechal Hermes, sendo encaminhado em seguida ao Pronto Atendimento da Unidade de Saúde Central de Três Barras-SC. Apesar dos esforços das equipes médicas locais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o militar teve um óbito durante a deslocação para o Hospital de Mafra-SC.
O Comando da 5ª Região Militar determinou a instalação do Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido, e também deslocou ao Campo de Instrução Marechal Hermes uma equipe de apoio interdisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, capelão militar e oficial superior, com a finalidade de prestar assistência à família e acompanhar os desdobramentos junto à direção da Organização Militar.
A 5ª Região Militar e o Campo de Instrução Marechal Hermes expressaram pesar profundo pela tragédia e manifestaram solidariedade à família e aos amigos.“




