No último domingo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) recebeu a denúncia sobre a morte de peixes no Rio Taurizinho. A partir da informação repassada por moradores, a equipe de fiscalização ambiental foi acionada e iniciou as averiguações para reunir o máximo de dados possíveis sobre o caso, vistoriando o local e fazendo a coleta da água.

Segundo Mateus Rocha, coordenador de fiscalização da Semma, durante a vistoria, os fiscais utilizaram um drone para sobrevoar a área e identificar eventuais pontos de contaminação ao longo do curso do rio. “As imagens registradas indicaram locais que podem estar contribuindo para a degradação ambiental, embora ainda não seja possível afirmar se as chuvas recentes influenciaram o episódio, possivelmente carreando efluentes ou resíduos para o leito do rio”, explica.

Mateus destaca que o trabalho segue em andamento e novas etapas estão previstas. “Amostras de água foram coletadas e enviadas ao Instituto Evandro Chagas para que possamos identificar o real motivo da possível contaminação”, explicou.

Mateus Rocha, coordenador de fiscalização da Semma

Os técnicos também constataram que o Rio Taurizinho apresenta sinais de degradação, com baixa vazão e condições ambientais comprometidas. As amostras de água encaminhadas para análise laboratorial devem ter seu lado emitido em até 30 dias.

A mortandade de peixes é um fenômeno ambiental que ocorre quando um número anormal de animais aparece morto em um corpo d’água. As causas podem variar desde a diminuição do oxigênio dissolvido e o aumento da temperatura, até a presença de poluentes, efluentes industriais, acúmulo de nutrientes ou alterações físicas no curso do rio. Em muitos casos, esses fatores atuam de forma combinada, intensificando o desequilíbrio do ecossistema.

A Semma continuará acompanhando a situação até a conclusão das análises, buscando identificar as causas exatas do ocorrido e adotar medidas preventivas para evitar novos episódios. O resultado do estudo deverá subsidiar futuras ações de recuperação e preservação do Rio Taurizinho.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação Semma

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *