O vulcão Klyuchevskoy, na península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção na manhã desta quarta-feira na sequência do forte terramoto na costa leste da Rússia sentido esta madrugada.
A lava começou a fluir daquele que é o maior vulcão ativo do Hemisfério Norte. O alerta foi deixado pelo Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências, numa publicação nas redes sociais. “Uma descida de lava incandescente é observada na encosta oeste. Brilho poderoso acima do vulcão, explosões.”
Localizado na região de Kamchatka, o Klyuchevskoy tem 4.750 metros e entrou em erupção pela última vez em 2023.
De acordo com a filial de Kamchatka do serviço geofísico da Academia Russa de Ciências, observadores relataram explosões e fluxos visíveis de lava nas encostas ocidentais do vulcão.
Os cientistas previam a erupção há semanas, observando que a cratera do vulcão estava gradualmente a encher-se de lava e a montanha estava a emitir nuvens de cinzas.
Kamchatka, frequentemente chamada de “terra do fogo e do gelo”, é uma das regiões vulcânicas mais sismicamente ativas do mundo, com cerca de 300 vulcões, 29 dos quais estão ativos, de acordo com o Observatório Terrestre da NASA.