Medicamento híbrido GLP-1 é testado para perda de peso
23 de abril de 2025 (Bibliomed). A empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk está desenvolvendo o amycretin, um medicamento experimental em forma de pílula que visa auxiliar na perda de peso. Em um estudo clínico inicial, apresentado na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes em Madrid, participantes que tomaram o amycretin perderam até 13% do seu peso corporal ao longo de três meses.
O amycretin é projetado para imitar a ação de dois hormônios relacionados à fome: o GLP-1, que já é alvo de medicamentos como o Ozempic e o Wegovy, e a amilina, outro hormônio envolvido no controle da fome e da insulina. Atualmente, medicamentos que imitam o GLP-1 são administrados por injeção semanal, enquanto o amycretin está sendo desenvolvido como uma pílula de uso diário.
No estudo, indivíduos com sobrepeso e obesidade, sem diabetes, foram avaliados. Aqueles que tomaram uma dose diária única de 50 miligramas de amycretin perderam, em média, pouco mais de 10% do peso corporal em 12 semanas. Os participantes que tomaram a pílula de 50 mg duas vezes ao dia perderam ainda mais peso, alcançando uma redução de 13% do peso corporal. Observou-se que doses mais altas de amycretin estavam associadas a efeitos colaterais como náusea e vômito.
Os pesquisadores destacaram que os participantes continuaram a perder peso durante o período do estudo, sem atingir um platô, sugerindo a possibilidade de maiores reduções de peso com tratamentos prolongados. No entanto, eles enfatizam a necessidade de estudos clínicos maiores e mais longos para avaliar completamente a segurança e a eficácia do amycretin.
A Novo Nordisk financiou este ensaio clínico. Como os resultados foram apresentados em uma reunião médica, eles são considerados preliminares até serem publicados em uma revista científica revisada por pares.
Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2407379.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Faça o seu comentário
Comentários