A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre a meia noite e as 7h da manhã desta sexta-feira 68 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria inundações da via pública principalmente na região do Porto.
Segundo a mesma fonte, não há vítimas nem danos graves e a Área Metropolitana do Porto foi a mais afetada.
Das ocorrências registadas, 59 foram inundações da via pública e estruturas, três quedas de árvore, duas limpezas de via e quatro movimentos de massa.
Fontes do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto e do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, adiantaram à Lusa ter recebido durante a noite e madrugada “muitas ocorrências relacionadas com a chuva forte, sem gravidade”, mas sem as conseguir contabilizar.
IPMA mantém avisos vermelho e laranja
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva forte e persistente, sobretudo no norte e centro, com vento intenso e agitação marítima.
Os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra estão sob aviso vermelho até ao meio-dia desta sexta-feira, passando depois a aviso laranja até à meia-noite e a amarelo até sábado ao meio-dia.
Também Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria e Braga estão sob aviso laranja, que será reduzido a amarelo ao longo de sábado. Já Lisboa, Setúbal, Santarém, Castelo Branco e Portalegre mantêm aviso amarelo.
O aviso vermelho indica risco meteorológico extremo; o laranja, risco moderado a elevado; e o amarelo, risco para atividades dependentes do estado do tempo.
Proteção Civil reforça resposta
Devido ao agravamento das condições meteorológicas, a ANEPC elevou o nível de prontidão para 3, o que implica reforço de meios e maior capacidade de resposta operacional.
A Proteção Civil alerta para subidas súbitas de caudal, inundações urbanas e contaminação de fontes de água potável em zonas afetadas por incêndios recentes. Recomenda ainda desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e fixar estruturas soltas, como andaimes ou placas, para prevenir acidentes.
A PSP apela à prudência na condução, lembrando que o mau tempo aumenta o risco de acidentes rodoviários.
 
 