A emissora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul planeja operar em oito campi

Reunindo profissionais, especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais no campo das comunicações, o 1º Congresso Internacional de Emissoras Públicas foi realizado nos dias 21 e 22 de maio na cidade universitária da USP em São Paulo. Foram apresentadas conferências e painéis de discussão parte do programa, juntamente com um componente acadêmico composto por cinco grupos de trabalho, nos quais foram apresentados 33 trabalhos por pesquisadores do Brasil e do exterior.
Wendy Dos Santos Tonhati, estudante de mestrado em administração pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), participou do Grupo 1, Sessão 1 – Comunicação Pública: Estratégias para combater a desinformação, manter a independência editorial e promover a cultura democrática: estações de rádio públicas e universitárias. O pesquisador apresentou a trajetória da Rádo Educativa UFMS 99.9, fundada em 2016 e atualmente passando por expansão por meio do projeto de rede de comunicação pública do UFMS, que planeja operar canais em oito dos campi da universidade.
Leia o resumo completo do trabalho abaixo:
A formação de uma rede de rádio educacional: a experiência do Rádo Educativa UFMS
A transmissão pública no Brasil tem, entre seus propósitos, a promoção do interesse coletivo, a diversidade de vozes e a democratização da informação. Nesse contexto, as estações de rádio da universidade desempenham um papel fundamental, não apenas como ferramentas de ensino e extensão, mas também como espaços para participação, produção cultural e cidadania. Este resumo discute o campo da transmissão da universidade com base na experiência do Rádo Educativa UFMS 99.9, uma estação afiliada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e apresenta o projeto para formar uma rede de estações educacionais de rádio nos campus da universidade.
Ao oferecer uma linha programática diversa, as estações de rádio da universidade se tornam estratégicas na formação de uma esfera pública mais ampla, onde diversas vozes podem ser expressas. Nesse contexto, é crucial que a programação englobe diversos segmentos da população. Herrera Huérfano (2001) ressalta que: “As estações de rádio da Universidade Pública não podem se concentrar na disseminação de apenas uma forma de expressão, cultura, arte ou pensamento, mas sim, especialmente em todos os que os modelos de transmissão comercial ignoram” (Deus, 2003, p. 311).
A Rádo Educativa UFMS 99.9, fundada em 2016, consolidou sua posição como emissora pública, permanecendo comprometida com a missão institucional da universidade: “Promover o desenvolvimento cívico por meio de excelência no ensino, pesquisa, divulgação e alcance e
Inovação, comprometida com a democracia, sustentabilidade, equidade e direitos humanos ”(UFMS, 2024). A estação é gerenciada pela Agência de Comunicação Social e Científica do UFMS (AGECOM) e possui um conselho consultivo que atua como um corpo de supervisão social e orientação para a programação de programação.
O projeto de expansão para formar uma rede de estações de rádio educacional no UFMS decorre do reconhecimento da comunicação como um direito e do entendimento do papel da mídia pública como agentes da transformação social. A iniciativa, embora concebida por anos dentro da instituição, ganhou impulso por meio de acordos assinados entre universidades federais e a Companhia de Comunicações Brasileiras (EBC) em 2023 (Agência Gov, 2023).
O UFMS obteve a autorização para operar canais em oito campi, que agora serão integrados ao projeto da Rede de Comunicações Públicas do UFMS. As novas estações estarão subordinadas à AgeCom, mas terão espaço para suas próprias produções. Além disso, eles serão responsáveis pela retransmissão diária parte da programação do Rádo Educativa UFMS 99.9, com foco no UFMS radiojornal. A democratização do acesso à informação e a expansão da circulação de conteúdo de interesse público também se concretizam com a internalização do sinal das estações do UFMS, alcançando cidades em diferentes regiões do Estado. A primeira estação de rádio resultante dessas alocações deve ir ao ar na primeira metade de 2025.
Desde 2018, a Rádo Educativa UFMS tem um conselho consultivo com responsabilidades definidas em seus próprios estatutos. Em março de 2025, o conselho passou por uma grande reestruturação com a inclusão de UFMs de TV sob sua governança. A reestruturação expandiu os membros do conselho de nove para 20, com representantes de todos os campi incluídos. A nova configuração fortalece a natureza democrática e pluralista da administração da estação, aproximando a comunidade acadêmica e externa das decisões sobre as estratégias de programação e comunicação da instituição.
Observações finais
A Rede de Rádio Educacional do UFMS representa um passo adiante na consolidação da comunicação pública da universidade alinhada com a missão institucional da universidade. Através da internalização, o UFMS expande sua presença nas comunidades locais, promove o acesso a informações de interesse público e contribui para fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade.
Referências
Agência Gov. Universidades Federais Ampliam Rede Pública de Rádo e TV. 2023. Disponível Em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202310/Universidades- Federaisampliam-Rede-Publica-de-radio-e-TV. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Kischinhevsky, Marcelo; Mustafá, IARA; Pieranti, Octavio Penna; Pendure, Luciana Ribeiro. Rádios Universitúrias No Brasil: UM Campo em Constituição. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 15, n. 29, 2019. doi: 10.55738/alaic.v15i29.496. Disponível Em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/496. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
DEUS, SFB Rádios Universitúrias púbblicas: Compromisso com uma sociedade e com uma informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, Jul./dez. 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/emquestao/article/view/77/37. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Ufms. Missão, Visão e Valores. Disponível Em: https://www.ufms.br/missao-visao-evalores/. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Ufms. Com dois Anos no AR, Rádo Educativa 99.9 Empossa Conselho Consultivo. 2018. Disponível Em: https://www.ufms.br/com-dois-anos-no-ar-adio-educativa-999- Empossaconsijo-consultivo/. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Ufms. Conselho universitário aprovou inclusão da tv ufms em novo regimento internacional da rádo educativa. Disponível Em: https://www.ufms.br/consélico-universitario-aprovainclusao- Da-TV-UFMS-EM-NOVO-GELA-I-GENTRO-INTERNO-DA-RADIO-EDUCIVA/. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Ufms. Universidade Assina acordo de cooperração para expansão da rádio educativa. Disponível Em: https://www.ufms.br/universidade-assina-acordo-de-cooperaca- paraexpansao-da-radio-educativa-ufms/. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Resolução Coun No 398, de 21
de Março de 2025. dispensa Sobre O Regimento Interno da Rádio Educativa UFMS 99.9 E da TV UFMS. Campo Grande, MS, 2025. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=554172. ACESSO EM: 20/ABR./2025.
Versão em inglês: Mota ProduÇas
