
Já foi dissipada a mancha de óleo que foi registrada no Canal do Itajuru, no trecho entre a Ilha do Japonês e a Ponte Deputado Márcio Corrêa, um dos mais belos pontos de Cabo Frio. A informação é da Prefeitura de Cabo Frio. Uma mancha escura e um forte cheiro de combustível foram registrados no local, no último domingo (9) levantando suspeitas de um vazamento de óleo na região. Por estar inserida em uma área de proteção ambiental, qualquer contaminação na Ilha do Japonês representa risco para a fauna e a qualidade da água
No fim da tarde desta segunda (10), equipes da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio realizaram uma inspeção no canal após o registro de vazamento de óleo durante o fim de semana.
Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, a guarnição foi acionada e realizou buscas por toda a área navegável, mas não encontrou vestígios naquele momento. Na segunda, a equipe retornou ao local para nova vistoria, e afirmou que o material já não estava mais presente na superfície do canal.

De acordo com o inspetor de segunda classe Ângelo Santos, que participou da ação com outros dois agentes, o monitoramento visa verificar possíveis impactos ambientais e garantir a preservação da área.
“Estamos aqui fazendo essa inspeção para verificar se houve algum impacto ao meio ambiente. Identificamos que o óleo já foi dissipado por causa da força da maré, e estamos fiscalizando com o objetivo de preservar o nosso canal navegável”, afirmou.
A equipe seguirá monitorando o local e trabalha para identificar a procedência do material e a eventual embarcação responsável. Denúncias ambientais podem ser feitas pelo canal oficial da Guarda Civil Municipal: 153.





