As notícias sobre a interdição de banhos nas praias portuguesas devido a contaminhação nas águas têm sido constantes ao longo do verão. Depois da Praia de Matosinhos, cujo aviso foi lançado na manha de quarta-feira, 3 de setembro, há mais uma, a norte, onde os banhos são desaconselhados. Trata-se da praia fluvial Albino Mendo, em Mirandela.

A decisão deve-se aos “valores elevados de enterococos intestinais e/ou e-coli”, avançou, a 3 de setembro, a Agência Portuguesa do Ambiente, através do site oficial. A autarquia afirma que, após o aviso, “foram já afixados no local os respetivos avisos de desaconselhamento, medida que se manterá até que novas análises confirmem a reposição da qualidade da água”.

Desde junho, têm vindo a ser feitas várias análises à água, tanto pela Câmara Municipal como pela AP. Segundo os relatórios divulgados no site do Sistema Nacional de Informação de Recurso Hídricos, os valores têm estado dentro dos parâmetros. Desde 2016,a qualidade da água é  apontada como “excelente”.






No ano passado, foram recolhidas amostras de 673 locais, dos quais 512 na zona costeira. Do número total, 556 são de qualidade “excelente”, 73 “boa” e nove “fraca”. A classificação tem por base a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli) e de bactérias Enterococci intestinais.

Carregue na galeria para conhecer as oito praias portuguesas classificadas com qualidade “má”, que estão abertas a banhos.







By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *