Beijing, 7 jan (Xinhua) — Mais residentes de Taiwan perceberam que a insistência das autoridades de Lai Ching-te no separatismo apenas trará guerra e desastre para a ilha, disse um porta-voz da parte continental nesta quarta-feira.
Chen Binhua, porta-voz do Departamento de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez as declarações em uma coletiva de imprensa regular ao comentar pesquisas de opinião recentes que mostram que mais de 60% dos residentes de Taiwan não estão dispostos a ver a si próprios ou a seus familiares enviados ao campo de batalha em caso de conflito entre os dois lados do Estreito.
A paz é a aspiração compartilhada dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, enquanto a reunificação é o único caminho viável para o futuro de Taiwan, disse Chen. Ele convocou os compatriotas de Taiwan a se oporem às atividades separatistas, salvaguardem conjuntamente a paz e a estabilidade em todo o Estreito e promovam o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados.
Sobre relatos da mídia de Taiwan de que a insatisfação pública com a governança de Lai permaneceu acima de 50% por seis meses consecutivos, Chen disse que as autoridades de Lai intensificaram a retórica separatista, obstruíram os intercâmbios entre os dois lados do Estreito, fizeram concessões sem princípios a forças externas às custas de Taiwan e impulsionaram ações que prejudicam o desenvolvimento da ilha e o bem-estar do povo, acrescentando que essas medidas vão contra a opinião pública predominante em Taiwan.
Em resposta às alegações das autoridades de Taiwan de que a parte continental teria lançado ataques cibernéticos contra a ilha, Chen disse que as autoridades do Partido Democrático Progressista estão fabricando acusações para desviar a atenção de sua má governança, acrescentando que foram justamente órgãos da parte continental que, anteriormente, identificaram e expuseram ataques cibernéticos realizados por organizações ligadas a Taiwan.
