As ligações irregulares de água, popularmente conhecidas como “gatos”, podem causar sérios danos ao sistema de abastecimento. Entre as consequências negativas da prática estão a perda da pressurização na rede, prejudicando o abastecimento nos locais mais distantes e elevados; a contaminação da rede de água; e vazamentos que podem danificar os imóveis.
Somente entre janeiro e junho deste ano, a Águas Cuiabá identificou 5.648 casos de irregularidades, principalmente, ligações clandestinas e adulteração em medidores. A quantidade representa 25,17% de um total de 22.437 unidades fiscalizadas no mesmo período.
Conforme informações da concessionaria, nestas situações, o consumo costuma ser, em média, dez vezes maior do que em um imóvel regularizado, sobrecarregando o sistema e prejudicando quem mantém as contas em dia. Além disso, existe o risco de contaminação da água tratada, que precisa chegar protegida até as residências.
“Cuidar da água é um compromisso que todos podemos assumir no dia a dia. Cada ligação regularizada e cada atitude de consumo consciente ajudam a manter o abastecimento funcionando para toda a cidade”, disse Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá, por meio da assessoria. “É assim que fortalecemos o cuidado coletivo com esse recurso tão essencial”, completou.
Campebell alerta também para o período de estiagem, bem conhecido pelos cuiabanos. De acordo com ela, neste momento de altas temperaturas e falta de chuva, o consumo consciente se torna ainda mais importante. “Cada atitude de consumo consciente e cada uso responsável ajudam a manter o abastecimento funcionando para todos, reforçando a importância de proteger esse recurso essencial no dia a dia”.
Quando uma ligação irregular é identificada, a equipe técnica da Águas Cuiabá notifica o morador, que recebe o prazo de 15 dias para apresentar defesa. Após este período, a concessionária atua na regularização da ligação, garantindo a segurança e a qualidade do abastecimento.
Caso não haja manifestação dentro do prazo, o cliente pode ser multado. Vale lembrar que o “gato” de água também é crime previsto pelo artigo 155 (furto) do Código Penal, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa. Denúncias podem ser feitas pelos números: 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 99276-6008.
Famílias de baixa renda com cadastramento ativo no CadÚnico podem contar com a Tarifa Social, um benefício de desconto de 50% na tarifa de água e esgoto, categoria residencial. O objetivo é assegurar o acesso aos serviços de saneamento básico, com o abastecimento de água pela rede pública e coleta e tratamento do esgoto doméstico.