A temporada começou já com muito calor e praias lotadas no Litoral. Mas os banhistas precisam ficar atentos para aproveitar o verão com saúde. Para isso, o Instituto Água e Terra (IAT), monitora, todos os anos, 49 pontos da costa leste paranaense. Neste ano, as duas primeiras semanas mostraram 8 pontos impróprios para banho, são eles:

– Paranaguá: na Ilha do Mel, em duas localidades da praia de Encantadas – em frente ao módulo policial e à direita (250m) do trapiche;

– Pontal do Paraná: balneário Olho D’Água (Av. Principal – ponte);

– Matinhos: balneário Flamingo, cerca de 500 metros à esquerda do Rio Matinhos;

– Guaratuba: praia Caieiras (Rua Frederico Nascimento);

– Morretes: Porto de Cima, Largo Lamenha Lins (rio Nhundiaquara);

– Antonina: Ponta da Pita.

Além dos oito locais, há outros 10 pontos considerados “fixos” como impróprios, de acordo com boletim de balneabilidade do IAT. Segundo o Instituto, são localidades de foz, em que os rios se encontram com o mar. Em Pontal do Paraná, fica no balneário Olho D’ágia; em Matinhos, no Flamingo e em Caiobá (Praia Brava); e em Guaratuba, na foz do rio Brejatuba, em três locais do balneário Brejatuba, e no balneário Nereidas/Eliane.

WhatsApp Image 2025-12-31 at 13.17.44
IAT analisa amostras de 49 pontos do Litoral, durante toda a temporada de verão. Foto: IAT

Menos pontos

Na temporada passada (2024/2025), o verão começou com apenas 3 pontos em que os técnicos encontraram contaminação da água e, na semana seguinte, já eram 15. Nesta temporada de 2025/2026, os 8 locais impróprios para banho detectados na primeira semana foram os mesmos da segunda.

Os locais próprios para banho são sinalizados com bandeiras azuis, e os impróprios com bandeiras vermelhas. Eles devem ser evitados, uma vez que há contaminação por bactéria Escherichia coli na água, proveniente de esgoto doméstico.

Os problemas de saúde mais comuns provocados pela bactéria e outros organismos presentes no esgoto são diarreia, gastroenterite, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *