
Esgoto estava sendo lançado na rede de drenagem de águas pluviais que deságua no Salgadinho. | Foto: Samara Emanuelle/Ascom Seminfra
Ação conjunta das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente e Urbanismo encontrou a ligação clandestina da concessionária BRK, que será autuada com base na legislação ambiental do município
A Operação Línguas Sujas flagrou nesta segunda-feira, 28, um lançamento irregular de esgoto sobre o sistema de drenagem que desagua no Riacho Salgadinho. A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O despejo foi causado por uma falha no sistema de esgotamento sanitário operado pela concessionária de saneamento BRK Ambiental, que resultou na contaminação direta do Salgadinho.
Em razão do flagrante, a Semurb autuará a concessionária com base no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Municipal nº 4.548/96) e na legislação que regulação a instalação, manutenção e limpeza de caixas de gordura (Lei Municipal nº 6.961/19). Além da obrigação de reparar a falha, a BRK deverá realizar a desinfecção e limpeza completa da rede de drenagem afetada.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM
O esgoto lançado de forma irregular compromete diretamente a qualidade da água que deságua na orla marítima na capital, afetando a balneabilidade e oferecendo riscos à saúde da população.
As ações de fiscalização da Operação Línguas Sujas acontecem de forma contínua com o objetivo combater as ligações clandestinas de esgoto na capital alagoana.