Os banhos na praia de Matosinhos, no distrito do Porto, estão novamente permitidos, depois de terem sido desaconselhados na terça-feira devido à contaminação microbiológica da água, informou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Uma nova análise à qualidade da água da praia mostrou que os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade, daí o levantamento do desaconselhamento, revelou fonte da Capitania do Porto do Douro.
Os banhos estiveram desaconselhados porque as análises revelaram a presença de bactérias patogénicas (‘Escherichia Coli’ e Enterococcus Intestinais) na água, revelou fonte da Capitania do Porto do Douro.
A Escherichia Coli é uma bactéria que habita naturalmente no intestino do ser humano e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de Escherichia Coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados, por exemplo, causando gastroenterite com diarreia intensa e com muco ou sangue.
De forma geral, os principais sintomas de infeções intestinais e urinárias por Escherichia Coli são: dor abdominal ou cólicas frequentes; diarreia constante; dor e ardor ao urinar; presença de sangue nas fezes ou na urina; urina turva; febre baixa e persistente a rondar os 38 graus; enjoos e vómitos; perda de apetite; mal-estar geral e cansaço.
Os Enterococcus Intestinais pertencem à flora intestinal natural de humanos e animais, mas são, também, organismos patogénicos responsáveis por diversas infeções.
Os Enterococcus Intestinais incluem mais de 17 espécies, embora apenas algumas sejam agentes causadores de infeções clínicas em humanos. Com o aumento da resistência a antibióticos, os Enterococcus Intestinais são reconhecidos patogénicos nosocomiais, que podem ser de difícil tratamento.
Os Enterococcus Intestinais têm sido utilizados com algum sucesso em indicadores de contaminação fecal recente e são fiáveis como reveladores de risco para a saúde em ambientes marinhos e águas recreativas.
Os Enterococcus Intestinais, normalmente, causam: infeções urinárias; bacteriemia; endocardite; infeções pélvicas e intra-abdominais; infeções cutâneas, de tecido mole e lesões.
Embora podendo ser grave para os humanos, as bactérias Escherichia Coli e Enterococcus Intestinais, sendo detetadas em exames clínicos, têm tratamento efetivo, sempre indicado o uso de antibióticos pelo responsável de saúde.
Esta foi a quarta vez desde o arranque da época balnear que os banhos foram desaconselhados na praia de Matosinhos, segundo informação do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Em 2024, a água da praia de Matosinhos foi classificada como má, depois de em 2023 ter sido tida como aceitável e em 2022 como boa.
Levantado desaconselhamento de banhos e de prática balnear na praia de Matosinhos • Jornal Renovação
