Foto ilustrativa de uma loja (Wikimedia)

Lawson, uma das principais redes de conveniência do Japão, anunciou planos audaciosos para se preparar contra grandes desastres naturais, como o temido Megaterremoto Nankai Trough.

Publicidade

Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Até o ano fiscal de 2030, a empresa pretende estabelecer 100 lojas em todo o país que servirão como pontos de apoio em situações de desastre.

Durante a coletiva de imprensa para apresentação dos resultados realizada na quarta-feira (15), a diretoria da rede Lawson revelou detalhes de como essas lojas serão equipadas para oferecer suporte essencial aos moradores da região, caso ocorra um desastre

As medidas incluem a instalação de painéis solares nos telhados e o uso de carros elétricos da empresa para fornecer eletricidade, permitindo, assim, a operação contínua das lojas. Além disso, será possível carregar smartphones e outros dispositivos móveis nos locais.

A empresa também aproveita a moderna tecnologia de comunicação por satélite, através do sistema Starlink, para garantir que, mesmo em momento de emergências, tenha uma forma confiável de comunicação.

A primeira fase deste ambicioso projeto da Lawson será implementada em uma loja na cidade de Futtsu (Chiba), ainda este ano. A loja servirá como modelo para operações futuras, onde também serão realizados treinamentos de prevenção de desastres.

O presidente da Lawson, Sadanobu Takemasa, frisou o desejo de criar um ambiente onde “haverá muitas pessoas que irão à loja de conveniência em caso de desastre”.

Ele destacou que, ao atender às expectativas dos moradores locais, a empresa espera contribuir para uma sociedade onde todos possam viver com mais segurança e tranquilidade.

Além disso, a rede FamilyMart também decidiu iniciar um projeto de demonstração na região de Noto, na província de Ishikawa, em colaboração com a NTT Docomo e outras empresas, usando um veículo de vendas móvel equipado com funções de comunicação via satélite. 

Há um movimento crescente para estabelecer uma rede de lojas como base de apoio em caso de desastres.

plano de 100 lojas como ponto de apoio em caso de desastre destaque 1

Unidade móvel (NHK)

Fonte: NHK

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *