Laudos emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou a contaminação dos alimentos distribuidos no Dia das Crianças em uma Igreja local, em Itu. Foi confirmada a contaminação por Staphylococcus aureus e de Escherichia coli, compatíveis com os sintomas apresentados por adultos e crianças após o evento.

Segundo a Secretaria da Saúde de Itu, “os microrganismos são capazes de causar os sintomas relatados no caso em questão. Os laudos informam ainda que não houve indícios de agentes patogênicos adicionais”, informa.

A Prefeitura de Itu informou ainda que a Vigilância Sanitária dará continuidade no processo de autuação e medidas administrativas necessárias.

A nutricionista Laura Cibele Faciaben Pedrazzi, explica que a Staphylococcus aureus é uma bactéria presente no corpo humano, presente nas mucosas, no nariz, nas mãos e que não é prejudicial a saúde. No entanto, em contato com os alimentos forma uma toxina que pode gerar vômitos, diarréia e nauseas para quem consome. 

Já a bactéria Escherichia coli é encontrada nas fezes, nos coliformes fecais. Segundo a nutricionista o contágio pode se dar pelo manuseio indevido dos alimentos. Os sintomas são diarréia, vômito e febre. 

Relembre o caso

Após uma festa de Dia das Crianças, realizada no domingo 12 de outubro, pela Igreja Universal do Reino de Deus, na Vila Martins, em Itu, 65 crianças e 18 adultos precisaram de atendimento médico por um surto de intoxicação alimentar.

Em nota ao Cruzeiro do Sul, a Igreja lamentou o ocorrido, se solidarizou com as pessoas afetadas e afirmou que as salsichas utilizadas e servidas foram doadas por voluntários e estavam dentro da data de validade.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *