“Foi utilizado armamento ucraniano, especificamente mísseis Neptune e vários tipos de drones de ataque”, relatou um comunicado das forças militares ucranianas, que detalhou ter sido atingido um terminal petrolífero, um lançador de mísseis antiaéreos S-400 e várias infraestruturas portuárias em Novorossiysk, no sul da Rússia.
As explosões provocaram um incêndio e levaram as autoridades locais a declarar o estado de emergência.
O terminal atingido é um dos principais pontos de exportação de petróleo russo e é utilizado para abastecer as tropas de Moscovo na Ucrânia, acrescentou a mesma fonte.
Na região de Saratov, as forças ucranianas atingiram uma refinaria já anteriormente visada e danificaram um depósito de combustível e lubrificantes na cidade de Engels, provocando várias explosões.
Horas antes dos ataques, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou a crescente eficácia dos armamentos produzidos no país, afirmando que os mísseis Neptune têm registado “melhores resultados em impacto e precisão praticamente todos os meses”.
A reivindicação destes ataques acontece horas depois das forças russas terem lançado um ataque em larga escala contra a capital da Ucrânia, Kiev, que provocou pelo menos seis mortos e 35 feridos.
Leia Também: Rússia frustrou “ataque” da Ucrânia contra alto funcionário em cemitério
