Em sintonia com o Ano Jubilar da Igreja, a Pastoral da Criança promove em Curitiba (PR) o Jubileu da Esperança, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025. São esperadas cerca de 100 caravanas com mais de 2 mil líderes voluntários de todo o Brasil em um evento que reúne momentos de fé, formação e confraternização, celebrando também o aniversário da instituição.

A programação contempla, no sábado, 06, um encontro no Museu da Vida, onde fica a Sede Nacional da Pastoral da Criança, com apresentações culturais e oficinas de formação ao longo do dia. No domingo, 07, os líderes se reúnem novamente no Museu da Vida nas primeiras horas da manhã para a concentração e a peregrinação até a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Catedral de Curitiba), onde será celebrada a Santa Missa às 10h, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba.

O Ano Jubilar é um tempo que convida a renovar a fé e o compromisso com os mais vulneráveis, reforçando a missão da Igreja no serviço à vida. Além do Ano Jubilar, o mês de dezembro marca a comemoração dos 42 anos da Pastoral da Criança, razão pela qual a data foi escolhida. “Essa será uma grande ocasião para renovarmos nossa fé, agradecermos pelo caminho que já trilhamos e celebrarmos a vida e a missão que nos une”, afirma Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá e presidente da Pastoral da Criança.

Equipes da Pastoral da Criança da Diocese de São João del-Rei já se mobilizam para participar do evento. A caravana vai sair da cidade no dia 05 de dezembro com 40 integrantes. “A minha expectativa para o Jubileu da Esperança enche meu coração de alegria e renovação. Visitar o Museu da Vida, rever a história da Dra. Zilda e recordar seus passos de amor e serviço nos inspira a seguir firmes na missão. A peregrinação do Museu da Vida até a Catedral Menor de Nossa Senhora da Luz será um momento de fé, gratidão e esperança, fortalecendo nossa caminhada como Pastoral da Criança e nossa entrega pelas famílias e crianças que mais precisam. Que cada líder de Nossa caravana possa retornar fortalecidos, inspirados e com o coração cheio da luz que nasce da solidariedade e do amor ao próximo e que possamos inspirar mais voluntários para nossa missão, pois a messe é grande e os operários são poucos”, pontua a Coordenadora Diocesana, Edir Silva.

Sobre a Pastoral da Criança

Fundada em 1983 por Zilda Arns e Dom Geraldo Majella, em comunhão com a CNBB, a Pastoral da Criança é uma organização de fé, serviço e mobilização social que promove a vida desde o ventre materno. O trabalho comunitário combina espiritualidade, ciência e participação popular para apoiar gestantes, crianças e suas famílias nos primeiros anos de vida.

Atualmente, a rede reúne cerca de 26 mil líderes voluntários que acompanham mais de 200 mil crianças e 16 mil gestantes em todo o Brasil. As ações incluem visitas domiciliares, orientações sobre saúde, nutrição, desenvolvimento infantil e cidadania, a Celebração da Vida e formação contínua (com equipe técnica e parcerias com universidades e o Ministério da Saúde), sempre com foco em prevenção, proteção de direitos e fortalecimento das comunidades.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *