Escrito en GLOBAL el

Diversos profissionais de Médicos Sem Fronteiras (MSF) estavam dentro do hospital Nasser, no sul da Faixa de Gaza, quando o local foi atingido por sucessivos bombardeios israelenses na segunda-feira (25), segundo denúncia do MSF. Eles precisaram se abrigar no laboratório da unidade de saúde enquanto as explosões se repetiam, mesmo após a chegada de socorristas. Mais de 20 pessoas foram mortas, entre elas cinco jornalistas.

A organização ainda revela que pelo menos 50 pessoas ficaram feridas. O hospital Nasser era o único público ainda em funcionamento parcial na região sul de Gaza.

Entre as vítimas está a fotógrafa palestina Mariam Abu Dagga, colaboradora frequente do MSF, que deixa um filho pequeno. “Estamos profundamente abalados com sua morte”, afirmou o coordenador de emergência da organização, Jerome Grimaud.

O médico do MSF, Mahmoud Kullab, relatou que paramédicos foram atingidos no momento em que chegavam para resgatar os feridos: “Eles foram atingidos bem diante dos meus olhos. Os socorristas tentavam retirar os sobreviventes, e tive que testemunhar uma cena monstruosa e cruel”, disse.

Denúncia de crime de guerra

A organização internacional condenou o bombardeio como uma violação direta do direito humanitário.

“Condenamos nos termos mais veementes os horrendos ataques ao complexo médico de Nasser”, declarou Grimaud. “Nos últimos 22 meses, temos assistido a instalações de saúde sendo arrasadas, jornalistas silenciados e profissionais de saúde soterrados sob os escombros. Enquanto Israel despreza o direito internacional, as únicas testemunhas de sua campanha genocida estão sendo deliberadamente atacadas. Isso precisa parar agora”, completou.

A destruição sistemática de hospitais, a morte de profissionais da saúde e de jornalistas mostram que não se trata de “danos colaterais”, mas de uma política deliberada de silenciamento e extermínio, de acordo com o MSF.

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *