Caçadores de Monterey County, na Califórnia, encontraram javaporcos com carne e gordura de coloração azul neon. O fenômeno é resultado da ingestão de pesticidas para controle de roedores. Inusitada, a descoberta ameaça a cadeia alimentar da região.
De acordo com o Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW), os javaporcos, híbridos de porcos domésticos e javalis selvagens, provavelmente ingeriram o veneno ao consumir iscas ou presas contaminadas. A substância impede a coagulação sanguínea, causando hemorragias internas que resultam na coloração azulada das vísceras.
Ao New York Post, o CDFW afirmou ter recebido os primeiros relatos sobre a coloração azul em março deste ano. Além dos javaporcos, outras espécies como gansos e ursos também estariam em risco de contaminação pelo pesticida, que pode atingir fontes de água e afetar toda a cadeia alimentar.
O pesticida é letal para javaporcos e outras espécies selvagens quando ingerido em quantidade suficiente. Entretanto, nem todos os animais contaminados vão a óbito, já que a gravidade depende da dose ingerida e da resistência individual.
O CDFW alerta que a contaminação por pesticidas é um problema crescente na Califórnia, onde os javaporcos habitam 56 dos 58 condados. Especialistas recomendam cautela ao manusear ou consumir carne de animais selvagens, especialmente em regiões agrícolas, devido ao risco de exposição a substâncias tóxica.