Após um forte terremoto de magnitude 7,5 atingir a costa nordeste do Japão nesta segunda-feira (8), autoridades retiraram os alertas de tsunami.

Uma equipe da CNN em Tóquio, capital do Japão, sentiu fortes tremores durante o terremoto, que durou mais de 30 segundos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto ocorreu às 23h15, no horário local, a cerca de 70 km da costa do país e a uma profundidade de aproximadamente 53 km.

Houve vários relatos de feridos e incêndios na província de Aomori, afirmou o secretário-chefe do gabinete japonês, Minoru Kihara, em uma coletiva de imprensa.

Anteriormente, Kihara pediu às pessoas nas áreas afetadas que se retirassem para terrenos mais altos ou se deslocassem para edifícios seguros, como abrigos de evacuação.

Não foram relatadas “anormalidades até o momento” nas usinas nucleares de Higashidōri e Onagawa, disse Kihara. “Recebemos relatos de que outras instalações nucleares estão sendo verificadas”, acrescentou.

O Japão é conhecido por registrar terremotos severos. O país está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do Oceano Pacífico.

O pior terremoto da história recente do Japão foi o de Tohoku, de magnitude 9,1, em 2011, que desencadeou um grande tsunami e um desastre nuclear.

A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, eleita em outubro, afirmou que seu governo trabalhará em estreita colaboração com as autoridades locais para avaliar os danos e implementar medidas de resposta a emergências.

O governo estaria “agindo de forma unificada, sob o princípio de priorizar a vida humana”, disse ela.

 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *