Japão se prepara para desastres com simulado que prevê terremoto de magnitude 9.1 e tsunami (imagem ilustrativa/PM)
Esta segunda-feira marca o Dia de Prevenção de Desastres no Japão. O governo realizou um simulado antidesastre com base no cenário de um grande terremoto atingindo a Fossa de Nankai, ao largo da costa do Pacífico do Japão.
O dia 1º de setembro é uma recordação do Grande Terremoto de Kanto de 1923, que resultou em mais de 100 mil mortos e desaparecidos em Tóquio e arredores.
O exercício deste ano simulou que um terremoto de magnitude 9,1 ocorreu ao largo da província de Wakayama, no oeste do Japão, considerando que tremores violentos atingiram muitas regiões do oeste e leste do Japão, com um aviso de grande tsunami emitido principalmente para áreas ao longo do Pacífico.
O simulado também considerou um desastre ocorrendo durante as horas noturnas de inverno, semelhante ao que ocorreu quando um poderoso terremoto atingiu a Península de Noto, no centro do Japão, no ano passado.
Ministros do gabinete e outros oficiais reuniram-se no escritório do primeiro-ministro para uma reunião de força-tarefa de emergência para confirmar suas respostas.
Realizou-se também uma videoconferência com autoridades da província de Shizuoka, cidade de Kochi (província homônima) e na cidade de Kushimoto (Wakayama).
O governador de Shizuoka, Yasutomo Suzuki, relatou que o tremor e o tsunami estavam causando danos significativos e algumas comunidades tornaram-se isoladas, discutindo-se como coordenar as respostas.
O primeiro-ministro Shigeru Ishiba então realizou uma conferência de imprensa simulada para explicar as respostas do governo. Ele pediu às pessoas que evacuassem para áreas seguras, permanecessem calmas e evitassem compras em pânico.
Outros simulados de desastre foram realizados em todo o Japão nesta segunda-feira, incluindo treinamentos de preparação para desastres realizados conjuntamente por Tóquio e três províncias vizinhas, além de cinco grandes cidades.
A Secretaria do Gabinete afirma que espera que o dia leve cada pessoa a se conscientizar dos riscos de desastres e da necessidade de estarem preparadas.
Fonte: NHK