A praia da Nazaré esteve interdita a banhos depois de uma falha técnica que originou uma descarga nos esgotos pluviais e maus cheiros, informou o município.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Nazaré revelou que, depois de uma visita realizada sábado à tarde, “foi possível constatar que a água do mar se encontra atualmente límpida e transparente, sem sinais de constituintes orgânicos macroscópicos”.
Citada no comunicado da autarquia, a Delegação de Saúde Regional do Centro deu conta de que, face ao resultado da análise das águas, feita na sexta-feira, e face à “curva descendente” do recurso aos serviços de saúde por “utentes com sintomatologia gastrointestinal”, foi levantada a interdição de banhos na praia.
Mais de 100 pessoas assistidas
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria assistiu 116 pessoas com sintomas relacionados com a contaminação que se verificou na sexta-feira na água da praia da Nazaré.
Segundo a informação atualizada da ULS, até às 14h de domingo, foram assistidas 72 crianças e jovens e 44 adultos.
Entre as pessoas expostas e acompanhadas pela ULS, 70 são mulheres e 46 homens. “A maioria dos casos permanece entre crianças e adolescentes (62%)”, adiantou a mesma fonte, em comunicado enviado à agência Lusa.
A ULS da Região de Leiria pormenorizou no sábado que os sintomas apresentados se prendiam especialmente com vómitos, náuseas e diarreia.
(Notícia atualizada às 12h56)