Já Está em Operação A Usina Fotovoltaica piloto Construída Para realização Estudos Sobre O Impacto de Eventos Extremes Na Geração de Energia Solar. O Investimento de R $ 5,4 MILHOS É DO Instituto Senai de InovAção em Energia Renováveis (ISI-ER) e TOTALENERGIES TOTALENTE. O projeto teve o Envolvimento de 17 Pesquisadores, o Projeto de Pesquisa e DeSenvolvimento e é financiado através da cláusula da agencia nacional do petróleo, gás naturais e biocombustíios (Anp), que temem, poros, poros, poros, e os queimos, e os queimos, e os queimos, e os queimos e os queimos, os queimos e os queimos e os queimos, os queimos e os que são os queimos, os gás naturais. Tecnologias para o Setor. Como Pesquisas Serão Conduzidas em Natal, no Rio Grande do Norte, Onde 380 Módulos Solares, De Diferentes Tecnologias, Foram Instalados em Uma Área de 4,400 metrôs quadros, equivalente a Mais da Metade de Campo de Campo de Flebol. Uma capacidada de geração de energia Instalada é de 200 kilowatt-pico (KWP). O Início da operação Está Previsto para O Segundo Semestre Deste Ano.
Uma usina fotovoltaica piloto está inserida sem projeto “Desenvolvimento de plataforma para estudos operacionais e análise da ocorrênia e impactos de Eventos de irradiâânia extrema no desespenho de usinas fotovoltaicas em diperentes escalas“, Fruto do Acordo de Cooperá. Samuel Cunha (diretor de Foto)Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Totalengies EP Brasil: “Nosso Propósito é Fornecer Energia mais acessível, mais confiável e mais sustentável para maior número possível de pesoas: Estejeto piloto estátolo alinhado com esse comprondoso para a a transióia.
A empresa registrou investimento global em Pesquisa & Desenvolvimento superior a US$ 1 bilhão/ano em 2024, dos quais alocou 68% em projetos de novas energias (eletricidade renovável, moléculas de baixo carbono), baterias e redução de nossa pegada ambiental (metano, CCUS, ÁGUA, Biodiversidade). O Presidente da Federação Das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) E do Conselho Regional Do Senai-Rn, Roberto Serquiz (um Esquerda), Disse que o projeto vai contribuir para uma eficiênia do parque Brasileiro de geração de energia solar. ““É um marco para o setor e tambema para o Isi-eer. NÓS TEOS UM CENTRO DE TECNOLOLOGIA QUE É DESTAQUE NO BRASIL EM CAPTAÇÃO DE RECUROS PARA P&D, E ISSO SIGNIFICAÇÃO ESFORÇO TÉCNONO, DEFISSÃO QUALIFADOS.““
O Diretor do Senai-rn e Instituto Senai de InovAção em Energia Renováveis, Rodrigo Mello (um Direita)Destacou Que “A Busca de Melhorias na eficiênia da Indústria de Energia “, que Está não é DNA Projeto,“ Tambéme gera efici ênnda para uma sociedade, para o consumidor final ”.“ Do Ponto de Vista da MemaMaMer MemeToToMeSoSoSou ‘Otimizando O Processoe Geração ” nãonvolvimento de tecnologia de Ponta e essA Tecnologia, que Está não há Rio Grande do Norte, Terá suas respostas utilizadas em Todo O Ambiente de Geraçane no Brasil, Buscando A mencionado de mearia de SocooTer daier dana da Fina Fina, Fercando, um mestrado em mearia de soça -deier dana de fina -fina, fã, um meio de mearia -deiolofada a partir de mearia de meariana, fina -fina, fina -de -fina, fina -de -fina, a a a a.““
Um dos fenômenos que serão investigados na usina-piloto, é “Sobre irradiância“Ou”irradiâânia extrema ”, Que o AFETADO ARISTES USinas de Geração em TODO O PAIS, CAUSANDO DANOS AOS EQUIPAMENTOS DEVIDO AO SEU SUPERAQUECIMENTO E COMPROMENDO UMA SIFIABILIDADA NA GERAÇÃO DE ENERGIA. Este Fenmeno Ocorre Quando, Após a Passagem de Nuvens, os Raios solares se concentram em uma ÁRA AREA Específica da Usina fotovoltaica, com efeito semelhante ao de Uma lente de auMuto. Para Melhor Lidar com Esse Problema, São Necedrios Mais Dadas Sobre a Sua Natureza E Efeitos, Que Serão Adquiridos Através Dessa Planta Piloto. Antonio MedeirosCoordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Isi-ere “Quando de fenômeno ocorre, os raios incidem Sobre OS Módulos fotevoltaicos com uma potência superior à que ele Podem suportar, o que, na prática, Pode Gerarar ‘Pontos Quentes’ e Danificar os Ost Oso. ”
O Projeto Fretende Responder A Questões Sobre uma freqüência do evento, em que época do ano é mais comum e que conseqüência de conseqüências. “Um Usina Piloto Está complete o Configurada para Trazer Informações respectivo“, Diz a Pesquisadorora Líder do Laboratório de Energia Solar do Instituto e Coordenadorora do Projeto, Samira Azevedo (um Esquerda). ELA EXPLICA QUE O FENMENO PODE SUPERAQUECER OS EQUIPAMENTOS, DANIFICÁ-LOS E COMPROMENTO A GERAÇÃO DE ENERGIA. Com o impacto sofrido, os Mósdulos Podem Queimar ou AprEnderar Falhas, Reduzindo a Produção de Energia Esperada nos Empreendimentos: “O Monitoramento Desedses Parâmetos Possibilitará atimizaça do Sistema, Além de Contribuir para o Desenvolimento de Estratégias Mais eficazes de Operação e Manutenção. Dessa forma, uma usina piloto se Torna Um Laboratório A Céu Aberto, Viabilizando Pesquisas e InovAções para Aprimorar uma eficiênia dos Sistemas Fotavoltaicos. ” Uma infraestrutura Está EM Fase Fase De Execução para Início da Operação. A Energia Gerada Vai Abastecer OS Principais Laboratórios do Isi-ere, Contribeiroso para um Redivato de Custos Operacionais e Sustentabilidade Das Atividades de Pesquisa.