Uma das maiores preocupações de um turista é sem dúvida encontrar um lugar adequado para se hospedar enquanto aproveita os passeios e encantos do destino escolhido. Ao realizar check-in em hotel, muitas pessoas se preocupam com a higiene da cama, do banheiro e do ar-condicionado presente no quarto, mas o local mais sujo está longe da nossa visão.

Segundo o Lifehacker, o maior problema de higiene nos hotéis diz respeito aos baldes de gelo. Isso mesmo o que você entendeu. Em entrevista cedida por vários ex-funcionários do setor hoteleiro, a questão foi evidenciada, mostrando que os hóspedes anteriores provavelmente depositaram outras substância no compartimento, menos gelo.

A título de curiosidade, os profissionais relataram que na maioria das vezes o balde em questão é utilizado para depositar desejos de pets, vômitos, fraldas sujas e até mesmo carne crua. Tudo isso poderia não ser um problema, se a higienização do local fosse executada de forma apropriada. Diante dos fatos, doenças severas podem ser repassadas a outros hóspedes do hotel em contaminação cruzada

“Tivemos um surto de norovírus em um hotel há alguns anos, onde um dos modos de transmissão foi através dos baldes de gelo. Pessoas com diarreia também estavam vomitando, então pegaram o que estava mais perto: o balde de gelo”, relatou o professor associado e epidemiologista de doenças infecciosas da Universidade de Nevada, em Las Vegas, Brian Labus.

Como fazer a higienização do recipiente no hotel?

Diante dos fatos apresentados, é preciso pregar cautela em meio a possibilidade de se deparar com tamanha precariedade. No entanto, os funcionários dos hotéis podem e devem realizar a limpeza dos quartos, principalmente dos balde de gelo. Nesse ínterim, o aconselhável é solicitar um recipiente que esteja com forro, evitando a contaminação de sua bebida.

Em suma, caso você coloque uma garrafa aberta em um balde contaminado, há chances de que vírus e bactérias tomem posse do líquido do recipiente, colocando em risco de todos aqueles que consumirem a substância. No mais, sempre que preciso, solicite na recepção do hotel um depósito limpo, revestido e intacto.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *