Israel executou um novo ataque contra as instalações nucleares de Fordo, no Irã, informou a imprensa estatal iraniana.

“O agressor atacou novamente a central nuclear de Fordo”, informou a agência de notícias Tasnim, que citou um porta-voz da autoridade de gestão de crises na província de Qom, onde fica a instalação.

Os Estados Unidos entraram no domingo no conflito Irã-Israel e bombardearam as instalações nucleares de Isfahan e Natanz, assim como a central subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordo.

O presidente americano, Donald Trump, disse que os ataques destruíram completamente as capacidades nucleares do Irã. Porém, funcionários de alto escalão de Israel e dos Estados Unidos afirmam que ainda é cedo para avaliar os danos.

O Irã condenou o ataque e prometeu represálias.

Danos incertos

O Irã afirmou que não há sinais de contaminação radioativa após os bombardeios dos EUA e de Israel contra as instalações. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), porém, exigiu acesso aos locais para uma avaliação das reservas de urânio.

“Devemos permitir que os inspetores retornem ao local e façam um balanço sobre os estoques de urânio, especialmente dos 400 kg enriquecidos a 60%”, disse Rafael Grossi no início de uma reunião de emergência da agência em sua sede em Viena, na Áustria.

Grossi também afirmou que o Irã enviou uma carta em 13 de junho à AIEA na qual informava ter implementado “medidas especiais para proteger os equipamentos e materiais nucleares”.

(Com AFP)

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *