O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks esta quarta-feira, 15 outubro, às 18h00. Alexandre Matias Correia, doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra (UC) e investigador no Gabinete de Gestão Inteligente de Energia do Instituto de Sistemas e Robótica da UC, é o convidado desta sessão, em que apresentará o tema Em cada esquina uma microrrede. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.
Alexandre Matias Correia, investigador no Gabinete de Gestão Inteligente de Energia do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, irá apresentar o tema em que desenvolve investigação e que também está na sua tese de doutoramento: Optimização e Gestão de Microrredes para fornecimento de potência durante situações críticas ou de desastre, com o objetivo principal de aplicar o conceito de microrredes para aumentar a resiliência da rede eléctrica, de que ouvimos falar a propósito do “apagão” que, no último mês de abril, afetou Portugal e Espanha.
A intenção é que, através do uso de redes localizadas, “seja possível aumentar a sobrevivência de várias cargas em situações críticas ou de desastre, o que tem particular relevância em instalações com cargas críticas, como hospitais, infraestrutura de socorro, aeroportos ou militar”, sublinha o investigador da Universidade de Coimbra.
Nesta sessão Pontos nos iii, Alexandre Matias Correia explicará que, devido à inerente descentralização da tecnologia de microrredes (qualquer uma das nossas casas pode ser transformada numa microrrede), é possível estender também estes benefícios a zonas residenciais, para uso próprio, com pequenas adaptações e custos controlados.
Microrredes, Veículos Elétricos, Sistemas de Armazenamento de Energia, Recursos Energéticos Distribuídos e Eletrotécnica aplicada ao Espaço estão entre as principais áreas de estudo de Alexandre Matias Correia, sendo que o seu trabalho mais relevante, Technical and Economic Assessment of Battery Storage and Vehicle-to-Grid Systems in Building Microgrids, foi escolhido para capa de uma edição da revista Energias da MDPI.
Alexandre Matias Correia é Dux Veteranorum da Universidade de Coimbra desde 2019 e tuno da Quantunna – Tuna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), pela qual foi galardoado com o Prémio de Mérito Cultural.
Promovido pelo UC Exploratório com as parcerias do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC) e da Cervejaria Praxis, este ciclo de conversas teve início em 2016, pelo que completa nove anos de conversas com cientistas dos diferentes centros de investigação da Universidade de Coimbra.