A sustentabilidade se tornou uma necessidade urgente nos dias de hoje. Ó Instituto Geneque gerencia o Centro de Inovação Blumenau (CIB)distribuído uma colaboração com a Domani Globaluma referência em soluções ESG (Ambiental, Social e de Governança) e em inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O principal objetivo desta parceria é implementar uma jornada de sustentabilidade corporativa no CIB, integrando inovação, inteligência artificial e práticas de descarbonização.
A iniciativa é coordenada pela ESG Shield Consultoriaque atua como parceira estratégica em Santa Catarina. De acordo com Márcio M. BursoniCEO da ESG Shield Consultoria, o projeto surgiu de um objetivo compartilhado: fortalecer o ecossistema de inovação de Blumenau e acelerar a adoção de tecnologias e práticas de gestão sustentável.
“Ao conhecer o CIB e o Instituto Gene, ficou evidente o ‘match’. Trata-se de um ambiente de inovação capaz de potencializar ganhos mútuos e se tornar referência em boas práticas. A formalização foi ágil, como é o DNA de todos aqui envolvidos”, afirma.
O acordo inclui a implementação das plataformas Domani SaaS (Base), Domani SaaS Analytics Advanced IA e Domani Agente IA no CIB. Isso permitirá a coleta padronizada de dados, a criação de dashboards estratégicos e a automação de relatórios de sustentabilidade e emissões de GEE, seguindo as diretrizes do GHG Protocol (escopos 1, 2 e 3 do prédio).
Além disso, será elaborado um relatório técnico de neutralização de carbono, que incluirá a memória de projeto e a comprovação dos créditos, garantindo a neutralização das emissões referentes ao ano-base de 2024.
A parceria também oferece um programa de incentivo para startups residentes e incubadas, que poderão acessar uma política exclusiva para a plataforma Domani SaaS.
“Nossa expectativa é que as startups se diferenciem competitivamente junto a grandes clientes que já desativaram práticas ESG de seus fornecedores. Isso cria uma cultura de impacto positivo desde cedo e amplia a capacidade de escalar de forma sustentável”, complementa.
Essa iniciativa destaca a relevância da sustentabilidade em ambientes de inovação.
“Estamos sempre em busca de inovação. E pensar em fortalecer a cultura de ESG no CIB, onde temos mais de 40 empresas conectadas e uma circulação média diária de 300 pessoas, era o passo que precisávamos acompanhar dentro da nossa visão da busca por um futuro sustentável para todo o ecossistema”, comenta o presidente do Gene, Udo Schroeder.
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.
