O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação dos pagamentos de aposentadorias e pensões em duas situações distintas: para todos os beneficiários do país em março e para os segurados do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas em maio.

A medida de março, determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem o objetivo de evitar atrasos devido ao Carnaval. Com isso, aproximadamente 15 milhões de segurados receberão seus pagamentos antes do previsto. Os depósitos que estavam programados para os dias 10, 11 e 12 de março foram adiantados para os dias 6 e 7, garantindo que todos os 40,6 milhões de beneficiários do INSS tenham os valores creditados até o fim da primeira semana do mês.

Já a antecipação de maio atende aos moradores do Rio Grande do Sul afetados pelo desastre climático que atingiu o estado. De acordo com uma portaria conjunta do INSS e do Ministério da Previdência Social, os pagamentos que estavam previstos para junho serão feitos junto com os benefícios de maio, ajudando a minimizar os impactos da calamidade pública. Entretanto, essa antecipação não inclui segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

A mudança no calendário impacta principalmente os beneficiários que recebem um salário mínimo e possuem cartão com final 8, 9 e 0, além daqueles com benefícios acima do mínimo e finais 3 a 0. O primeiro grupo começou a receber os valores em 24 de fevereiro, enquanto os demais passaram a ter os depósitos feitos a partir do dia 6 de março.

Essas antecipações fazem parte das ações do governo para minimizar os impactos financeiros sobre aposentados e pensionistas, garantindo acesso mais rápido aos recursos em momentos de necessidade.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *