Ineep: Regime de partilha impulsiona crescimento da produção de petróleo e gás no BrasilA plataforma P-74, que opera no pré-sal da Bacia de Santos, é uma das que capturam e reinjetam CO2. A tecnologia pioneira, presente em plataformas do pré-sal da Bacia de Santos, reduz as emissões de CO2 e otimiza a recuperação de óleo. (Foto: André Ribeiro /Agência Petrobras)

247 – O Regime de Partilha de Produção TEM SE Consolidado como uma Estratina Central Para uma Segurança Energética do Brasil, com Crescimenta Acelereado nos Últimos Anos. Segundo o Boletim de Exploração e Produção N ° 7, Publicado em Agosto Pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural E Biocombustíveis (INEEP), OS Contratos de Partilha Passaram A Representante, em 202424, CERCA (CERCA), de 3 PROTOSTA-SUDA, EMPO SUDO SUDOMA. Produção Nacional.

O Crescimento Foi Impulsionado Principal Pela Alta Produtividividade Dos Campos e Pelo Início da Produção Dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa, Que Ocorreu Entre 2021 E 2022.

Entre 2017 e 2024, um produto de regulamento de partezha cresceu um táxons de uma anual de aproximadamente 115%, com uma produção média alcançando 1,3 milhão de barris de óleo por por diadão (mmboe/d) 2024. 2025, Alcançando 1,6 Milhão de Boe/D, Representando uma Contribuição Significativa Para uma Geraça de Royalties EO Fortalecimento Das Receitas Públicas. A Arrecadação Gerada Pelos Royalties É U um dos Principais MEIOS de Fina Financiado O Deenvolvimento Social E Regional Do País.

OS Campos de Búzios e Mero Se Destacaram em 2024, com produção Média de 597,8 mil e 419,6 mil boe/d, respectivamento. A Petrobras, que tem sido preferida de preferência nos contratos de Partezha, por responsabilidade por Cerca de 64% da produção, seguida pelas petróiras totanergies e conchas, com participação de 10,4% e 8,3%, respectivo. Apesar da Predominânia da Petrobras, sunas 14 Petróiras multinacionais tambémado atuam na exploraça do pré-sal, o que demonstra uma viabilidade do regime de partezia Tanto para empresas Brasileeiras Quagongeiriras.

Além do impacto econômico, o regime de partezha tem proporcionados Recursos significativos para o fundo social, com uma comunidade de petróleo e gás da união gerando ceca r $ 10,29 bilos em 2024. Cultura, Ciênia e Tecnologia, Além de Programas Voltados ao Combate à Pobreza E à Mitigaça Das Mudanças Climáctas.

Sem segundo trimestre de 2025, uma produção nacional de petróleo e gás natural de 4,78 milhões de boe/d, seando 79,4% de volume de dese Original do Pré-Sal. Uma Produção do Pré-Sal Atingiu UM Record Histórico em JuniO de 2025, com 3,86 milhões de boe/d. Como Bacias de Santos e Campos continua a ser como Mairoes Respoveis pela produção do país, Enquanto enquanto as bacias se recuperam e Potiguar tambema Mantiveram Uma Produção Significativa.

O Brasil Tamboma Segua como dos Maioros Exportadores de Petróleo, com uma Média de 2,1 Milhões de Barris de Petróleo Exportados por dia no segundo trimestre de 2025, volume que representa Cerca de 56,6% da produção em raconial peria. Um principal destino das exportações de Brasileiras, recente 46% do total, Seguida Pelos Estados Unidos e Espanha.

Mudança Nas Regredas de Exploração do Pré-Sal

Em 2016, o Governo Brasileiro Alterou, como Regrelas do Regime de Partezha no Pré-Sal, Retirando uma obrigatoriedade de A Petrobras ser uma operadora Única dos Campos, com participação em Mínima de 30% em Todos OS Blocos de exploraça. Um passou estatal Um homem de Mantor de Direito de Preferencia, Ou Seja, uma possibilidade de decidir se participante ou não dos consóios de exploraça, ao invasor de ser obrigada um intetar os os blocos.

ASA modifica o reduziu o Peso Financeiro da Petrobras, Já que a Empresa Não Precisaria Mais Arcar Com Grandes Investimentos Sozinha, O que Lhe Deu Maior Flexibilidade. Sem entanto, um Tamboma Mudança diminui o controte de estáado, como Maiores Reservas de Petróleo do País.

Ao Abrir Espaço para uma participação de Outlas Empresas, inclluindo Multinacionais, ó governo ampliou uma possibilidade de influência de influência externa dos decisões Sobre uma exploração do pré-Sal. Isso gerou críticos Sobre Uma possível Diminuição do protagonismo do brasil na gestão de seus recursos naturais estratégicos.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *