Equipes de resgate indonésias busca neste sábado (17) um avião de vigilância pesqueira ATR 42-500 que desapareceu com 11 pessoas a bordo, informaram autoridades.

A aeronave da Indonesia Air Transport perdeu contato com o controle de tráfego aéreo por volta das 13h30, no horário local, na região de Maros, na província de Sulawesi do Sul, disse à Reuters Andi Sultan, funcionário da agência de resgate local.

O avião seguia para Makassar, capital de Sulawesi do Sul, após decolar da província de Yogyakarta, quando o contato foi perdido, disse Sultan.

Havia oito tripulantes e três passageiros a bordo, acrescentou.

Cerca de 400 pessoas, incluindo militares e policiais, foram mobilizadas para procurar o avião e os ocupantes, embora o mau tempo dificulte a operação, disse Sultan. Ele se recusou a comentar sobre a possível causa do incidente.

“Suspeitamos que o avião tenha caído perto do pico do Monte Bulusaraung. Deslocamos nossa equipe para lá”, ressaltou

O avião havia sido fretado pelo Ministério de Assuntos Marinhos e Pescas da Indonésia, informou o funcionário do ministério, Pung Nugroho Saksono, à agência de notícias estatal Antara.

O ministro de Assuntos Marinhos e Pescas, Sakti Wahyu Trenggono, afirmou que os três passageiros eram funcionários da pasta que realizavam vigilância aérea da pesca.

O ATR 42-500 é uma aeronave turboélice regional com capacidade para transportar entre 42 e 50 passageiros.

De acordo com dados não confirmados do Flightradar24, uma aeronave com as mesmas características sobrevoava o Mar de Java em direção leste a cerca de 3.350 metros de altitude, antes de perder altitude rapidamente e perder o sinal dos sistemas de rastreamento.

A fabricante franco-italiana de aeronaves ATR informou ter sido notificada sobre um acidente na Indonésia e que seus especialistas estão prestando apoio às autoridades locais no início da investigação.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *