CENTRAL INDUSTRIAL SECURITY FORCE (CISF) / Handout/AFP
Acidente causou a morte de 279 pessoas.

Investigadores indianos conseguiram recuperar com sucesso os dados das caixas-pretas de um avião Boeing que caiu em Ahmedabad no dia 12 de junho, em uma das piores tragédias aéreas em décadas, informou o governo da Índia nesta quinta-feira (26).

Apenas uma das 242 pessoas a bordo do voo da Air India sobreviveu ao acidente, no qual também morreram pessoas na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, quando o avião caiu em uma área urbana.

Duas semanas após o desastre aéreo, o Ministério da Aviação Civil informou que os investigadores haviam começado “o processo de extração de dados” das gravações de voz da cabine e do gravador de dados de voo.

“A análise está em andamento. Estes esforços têm como objetivo reconstruir a sequência de eventos que levaram ao acidente a identificar os fatores de contribuíram, a fim de melhorar a segurança aérea e evitar futuros incidentes”, indicou o Ministério em um comunicado.

As duas caixas-pretas foram encontradas dias após o acidente, mas chegaram apenas na terça-feira ao Gabinete de Investigação de Acidentes Aéreos na capital Nova Délhi.

A Air India disse na semana passada que o Boeing 787-8 Dreamliner estava “em bom estado de conservação” e que os pilotos eram experientes e altamente treinados.

Os investigadores também recuperaram mais de cem celulares com o objetivo de extrair quaisquer gravações que “possam fornecer pistas sobre os momentos finais do voo”, declarou o comissário de polícia de Ahmedabad, GS Malik, na semana passada.

O avião está sendo reconstruído em um local não revelado “para detectar possíveis falhas mecânicas, problemas estruturais ou sinais de explosões”, afirmou Malik aos repórteres.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *