Resposta rápida dos trabalhadores e trabalhadoras da Brigada de Incêndio evitou tragédia maior; unidade foi afetada e teve parte das atividades paralisadas
Nesta segunda-feira (24), o Sindipetro Unificado foi informado pelos trabalhadores, trabalhadoras e pela gestão da Refinaria de Capuava (Recap) sobre a ocorrência de um incêndio na unidade do HDT, na madrugada de domingo para segunda-feira, com grande impacto nas instalações, mas felizmente sem vítimas com risco de vida.
O sindicato se dirigiu à refinaria, onde pôde colher informações preliminares junto aos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive com alguns que participaram do combate ao incêndio, e também junto à gerência de SMS e de Operação. Não fosse a resposta imediata dos componentes da Brigada de Incêndio, o acidente poderia ter proporções ainda maiores. Mesmo assim, a unidade afetada foi parada, e ainda não há previsão exata de retorno.
Também por isso foi necessário reduzir a carga da refinaria, e ainda há o risco de parada geral, a depender das condições dos equipamentos afetados e da logística de expedição de diesel.
O Sindipetro Unificado vai acompanhar de perto todo o processo de investigação do acidente, mas também os trabalhadores e trabalhadoras que foram impactados e que podem ter sido expostos durante o combate à ocorrência.
Esse acidente acendeu um alerta importante sobre as condições dos equipamentos, assim como os riscos a que os trabalhadores estão expostos nas unidades operacionais da Recap. Será fundamental o rigor durante o processo de investigação, assim como a participação das representações sindicais e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).
Também cabe valorizar cada trabalhador e trabalhadora que atuou no combate ao incêndio, assim como nas manobras operacionais para reduzir o impacto do acidente. São aqueles que dedicam suas vidas literalmente dia e noite para manter a continuidade operacional que garante os lucros da Petrobrás, mas também são eles que estão na linha de frente na preservação da vida e também dos equipamentos da companhia.
Por isso, ganha especial importância o fortalecimento das pautas de SMS que garantem investimentos em prevenção e mitigação de riscos, mas também a ampliação dos investimentos em manutenção preventiva e recomposição do efetivo.
Seguiremos atentos para acompanhar os desdobramentos das investigações e garantir o acolhimento dos trabalhadores que de alguma forma foram impactados por mais esse acidente no Sistema Petrobrás.
