A empresa de água e esgoto do Reino Unido, a Thames Water (Águas do Tâmisa), encontrou um grande bloqueio de gordura na rede de esgoto de Whitechapel, distrito de Londres conhecido pelos assassinatos em série de Jack, o Estripador, em 1888.

A formação, composta por gordura, óleos, restos de alimentos e resíduos que não deveriam ser descartados no vaso sanitário, pesa cerca de 100 toneladas e se estende por aproximadamente 100 metros.

Segundo a Águas do Tâmisa, o acúmulo desse tipo de resíduo aumenta durante dezembro e janeiro, quando as tradições culinárias de fim de ano levam mais pessoas a despejar gordura e molhos na pia. A empresa afirma registrar custos de cerca de £2,1 milhões (cerca de R$ 15,7 milhões) para remover obstruções apenas nesses dois meses.

Pesquisas encomendadas pela companhia mostram que grande parte da população despeja substâncias que solidificam nos canos.

Entre os entrevistados, mais de 40% admitiram descartar sucos de carne na pia; 39% molho gravy (molho de carne tradicional); 18% gorduras animais; 28% creme e 21% pudins à base de leite. Esses materiais endurecem, bloqueiam tubulações e podem causar transbordamentos de esgoto em casas e vias públicas.

A empresa explicou que o bloqueio encontrado agora é considerado uma espécie de “neto” do fatberg (iceberg de gordura) de Whitechapel descoberto em 2017, um dos maiores já registrados no país.

Assim como o anterior, o novo bloqueio surgiu da combinação de gorduras com itens não descartáveis, como lenços umedecidos, que se aderem e formam massas compactas.

Tim Davies, chefe de Operações de Resíduos para o Norte de Londres na Águas do Tâmisa, disse ao site da empresa que a formação reforça os impactos do descarte indevido.

“O custo de desentupimento e reparo de esgotos chega a dezenas de milhões de libras todos os anos, e esse dinheiro, em última análise, vem dos nossos clientes.”

Davies ainda faz um apelo. “Neste Natal, manter gordura, óleos, molhos e cremes fora das pias e descartar apenas xixi, cocô e papel higiênico é uma ação simples que pode ajudar a prevenir inundações, poluição e milhões de libras em custos evitáveis. A remoção da gordura pode levar semanas.”

A empresa recomenda ações simples, como retirar restos de comida antes de lavar utensílios, usar filtros nos ralos, armazenar óleos usados para descarte adequado e nunca jogar substâncias gordurosas ou itens como lenços umedecidos na rede de esgoto.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *