Agentes do Ibama flagraram descarte irregular de lixo em Itapiranga durante a noite (Divulgação/Ibama)
Agentes do Ibama flagraram descarte irregular de lixo em Itapiranga durante a noite (Divulgação/Ibama)
Do ATUAL

MANAUS — O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aplicou multa de R$ 4 milhões a uma empresa em Itapiranga (a 339 km de Manaus) por descarte de 10 mil litros de esgoto residencial não tratado em um lixão a céu aberto na cidade.

De acordo com o superintendente do Ibama, Joel Araújo, durante fiscalização realizada na semana passada os agentes flagraram dois homens realizando o descarte irregular. Um caminhão-pipa utilizado na atividade também foi apreendido.

O Ibama alerta que o descarte desse tipo de resíduo representa grave risco ambiental e sanitário como a contaminação do solo, lençóis freáticos e córregos d’água, além de afetar a fauna e a flora da região. A decomposição do esgoto libera gases tóxicos e atrai vetores de doenças, como ratos e mosquitos, aumentando a possibilidade de surtos de enfermidades.

Além da multa e da apreensão do caminhão, todas as atividades de descarte da empresa foram suspensas até a conclusão da investigação. O órgão esclareceu que a medida não afeta o uso de caminhões-pipa para ações emergenciais, como combate a incêndios florestais.

O Ibama não divulgou o nome da empresa.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *