EUA – Em 16 de julho de 1945, o mundo mudou para sempre. Às 5h29 daquela manhã, em um deserto no Novo México, nos Estados Unidos, a primeira bomba atômica da história, chamada de “Gadget”, foi detonada. A experiência ficou conhecida como Teste Trinity.

(Foto: Divulgação/Departamento de Energia dos EUA)

O evento, parte do Projeto Manhattan, liberou uma energia equivalente a 21 mil toneladas de TNT, criando uma bola de fogo de 600 metros de diâmetro e uma nuvem em forma de cogumelo que alcançou 12 quilômetros de altura.

A explosão deixou uma cratera de 1,4 metro de profundidade e 80 metros de largura, transformando a areia do deserto em um vidro verde levemente radioativo, conhecido como trinitita.

O clarão da explosão foi tão intenso que pôde ser visto a 450 quilômetros de distância. Testemunhas relataram sensações avassaladoras. “De repente, houve um enorme lampejo de luz, a luz mais brilhante que eu já vi. Ela explodia; dava botes; cavava um buraco dentro da gente”, descreveu o físico Isidor Isaac Rabi, ganhador do Nobel.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *