Comunicado de imprensa
Este comunicado de imprensa foi publicado em português com um sistema de tradução automática
Ministério de Recursos Naturais
o ministério de recursos naturais tem o prazer de anunciar a assinatura do acordo de petróleo para o bloco marítimo S7 com a empresa ganense Cybele Energy Limited. Este é o segundo contrato de corrente da rodada inaugural de licenciamento competitivo da Guiana, lançado em 2022.
O acordo apresenta termos fiscais modernizados, incluindo uma alíquota de royalties de 10%, uma alíquota de imposto corporativo de 10%, um teto limitado de recuperação de custos e uma divisão de lucro em petróleo de 50/50 entre o Governo da Guiana e a contratada. Esses termos estão alinhados com o modelo atualizado do Acordo de Partilha de Produção, concebido para garantir maior valor de longo prazo e transparência para o povo da Guiana. A assinatura de hoje ocorre após a recente concessão do Bloco S4 a um consórcio composto pela TotalEnergies, QatarEnergy e Petronas — um acordo concluído há apenas algumas semanas.
O ministro dos recursos naturais, Exmo. Vickram Bharrat, recebeu uma assinatura com satisfação, observando que ela representa mais um passo importante para avançar o desenvolvimento responsável e estratégico da bacia offshore da Guiana. Ele afirmou que a entrada da Cybele no setor de petróleo reflete a crescente confiança internacional no marco de investimentos da Guiana e o compromisso do governo com o desenvolvimento de recursos de forma transparente e competitiva. O ministro acrescentou que a rodada de licenciamento continua a ampliar a diversidade de operadores que participam das atividades de exploração offshore da Guiana, fortalecendo as parcerias globais do país no desenvolvimento de energia.
Tenha acesso à plataforma de inteligência de negócios mais confiável da América Latina com ferramentas compensadas para fornecedores, contratistas, operadores e para os setores governamental, jurídico e financeiro.
