Segundo a CNN Brasil, o governo Lula está com planos de reduzir a alíquota de importação sobre o etanol, medida que poderia ajudar a diminuir o preço da gasolina – um dos principais motivos da queda de popularidade do atual governo.
Atualmente, a tarifa brasileira sobre o etanol é de 18%. Um funcionário ouvido pela CNN afirmou que o governo está considerando diminuir a taxa para zero ou “algo próximo de zero”. Com a tarifa mais baixa, teríamos uma maior entrada de etanol produzido nos Estados Unidos no Brasil, o que poderia forçar uma queda de preços no nosso mercado, não só do etanol, mas também da gasolina – lembrando que tem etanol na gasolina.
Além de abaixar o preço dos combustíveis, outro objetivo da medida seria ter um instrumento de negociação comercial com os Estados Unidos. Segundo a CNN, o governo brasileiro está sendo “pressionado” por Trump e por sua promessa de adotar “tarifas recíprocas” nos EUA. Dessa forma, o governo Lula poderia usar a redução da alíquota de etanol para extrair concessões comerciais dos americanos.
Medida é semelhante à que foi adotada no governo Bolsonaro
A ideia de reduzir a alíquota do etanol para diminuir o preço dos combustíveis não é novidade. Em 2022, o governo Bolsonaro zerou o imposto. No início de 2023, a taxa voltou para 18%.
Segundo a CNN, o que mudou em 2025 é que estados do Nordeste, onde a produção é mais cara, realizaram grandes projetos nos últimos anos que podem ajudar a produção brasileira de etanol a competir com o produto norte-americano. “O Piauí, por exemplo, tirou do papel empreendimentos de grande porte para a produção de biocombustíveis a partir de cereais (milho e sorgo)”, afirma a matéria.