O Governo Moçambicano Garantiu Esta Segunda-Feira, 14, Que Estão Criadas como Condimentos para um retoma do megaprojeto de Gás Liquefeito natural (Gnl) em Cabo delgado, Apó uma da Draiãe Orchereie.
“Foram contactos na perspetiva de reinícios atividados. Lançamento do Programa de Auscultura Pública Sobre A Reforma Legal do Setor Extrativa Nacional, NA Província de Inambane, Sul do País.
Em Causa Está Um Reunião, Na Quinta-Feira, Entre o Chefe de Estado Moçambicano, Daniel Chapo, Eo Líder da Totalenergies, Patrick Pouyanné, Num Encontro Confirmate Pela Petrolífera Francessa, Mas Cuja Agenda Nãoi Revelada na Alta.
Patrick Pouyanné admitiu anteriormente a possibilidade de retoma do megaprojeto, de 20 mil milhões de dólares, até Agosto e várias empresas subcontratadas estão a receber instruções para se preparem para regressar aos trabalhos na península de Afungi, em Cabo Delgado, extremo norte De Moçambique, suspensos há quatro anos devido aos ataques terroristas.
Hoje, o Ministro reafirmou o apoio dado à multinacional para um retoma projeto: “Ó presidente [Daniel Chapo] Reafirmou mais Uma Vez o Empenho que tem Estado a Levado um Cabo para Que este atividade possa ser reiniciada o mais depressa possível ”.
Sem avançar datas para a retoma do projeto, reiterou que a retirada da cláusula de força maior, acionada em 2021 devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado, depende da TotalEnergies e dos parceiros: “não foram os moçambicanos que trouxeram a cláusula de força maior”.
Um total de energia, o que está de acordo com a Área 1, o que é o caso de Desenvolimento da Construção de Uma Central, em Afungi, nas proximidades de Palma, para produção e exportação de Gnl.
Acrescentou que segundo a informação da TotalEnergies, dos 15 mil milhões de dólares de financiamento ainda necessários para o projecto, 13 mil milhões de dólares estão garantidos, recordando o anúncio anterior do US Exim Bank, banco de exportações dos Estados Unidos da América, que em Março confirmou o apoio de 4,7 mil milhões de dólares, aguardando-se um decisão de bancos europeus para o remanescente.
Uma Francessa Já Vinha multinacional assumida quererer retomar Este ano o megaprojetado de Gnl no Norte de Moçambique, com necessidade de financiamento prático prático asseguradas e situação de seguranaça garanto na saia.
Moçambique tem três Projectos de nãonvolvimento Aprovados para exploraça da Das Reservas de Gás Natural Da Bacia do Rovuma, Classificadas Entre como Maiores do Mundo, ao Largo da Costa de Cabo Delgado.
Desde Outubro de 2017, Diz A Lusa, uma província de Cabo Delgado, Rica Em Gás, Enfrenta Uma Rebeliã Armada com Ataques Reclâmados por Mozimentos Associados AO Grupo Extreado Estado Islâmico, DeselHeGaram A Provestocar Mais Maiis de Miliras Miliras Miliras Miliras Miliras Miliras Miliros Miliras Miliros Milermocades Ao Provocar Mais de Miliras Milermocade Milin
Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos na província, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos de África, uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo Norte-Americano Que Analisa conflitos em áfrica.