O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), emitiu orientações à população residente nas proximidades do Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). As recomendações visam garantir a saúde pública e minimizar os impactos desse acidente.

De acordo com a coordenadora de emergências em saúde pública da SES, Mayrlan Avelar, a população deve seguir rigorosamente as orientações das autoridades para evitar riscos à saúde. Embora os parâmetros de potabilidade da água ainda estejam dentro dos limites permitidos, a SES alerta para a necessidade de adotar medidas preventivas, como a suspensão do uso da água do Rio Tocantins para consumo, banho, pesca ou atividades recreativas, até que a segurança da água seja confirmada.

A SES também orienta a população a evitar o contato direto com a água ou substâncias químicas na área afetada, uma vez que podem existir riscos graves à saúde. Caso haja qualquer exposição a produtos químicos, mesmo sem sintomas visíveis, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente. Além disso, é importante que todos acompanhem os comunicados oficiais e sigam as recomendações dos órgãos ambientais e sanitários.

As orientações se aplicam aos municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. O Governo do Maranhão está em contato constante com o gabinete de crise do Tocantins para alinhar as informações e combater a disseminação de notícias falsas, especialmente relacionadas a óbitos e desaparecimentos. A população deve buscar informações exclusivamente por meio de canais oficiais.

Fonte: Governo do Maranhão

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *