Governo do Estado decreta ‘situação de emergência’ por 180 dias em campina Grande após rompimento de reservatório

O Governo do Estado da Paraíba decretou ‘situação de emergência’ na cidade de Campina Grande pelo período de 180 dias após rompimento de reservatório na cidade.

Governo do Estado decreta ‘situação de emergência’ por 180 dias

 

O Decreto 47.439 de 12 de novembro de 2025 declara a Situação de Emergência (SE) em razão de desastre que atingiu a cidade em 8 de novembro de 2025.

O reservatório de água “R5” da Cagepa, ficava situado na Rua Coronel da Costa e Silva, n° 160, Bairro da Prata, e seu rompimento afetou os Bairros da Prata, Centenário e São José.

O decreto caracterizou o evento como Desastre Nivel II com código “2.4.1.0.0” da Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Graças ao decreto, ficou autorizada a abertura de Crédito Extraordinário para atendimento às necessidades emergenciais decorrentes da SE.

Durante a vigência da SE ocorrerá dispensa de licitação nas contratações de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, incluindo aquisição de materiais, móveis, bens, equipamentos, locação de equipamentos e execução de serviços e obras relacionadas ao restabelecimento da normalidade das unidades residenciais e comerciais.

Situação de emergência

A situação de emergência ocorre quando um desastre compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. Isso significa que o município ainda consegue atuar, mas precisa de apoio externo para enfrentar os danos e restabelecer serviços essenciais.

Já o estado de calamidade pública é declarado quando o impacto do desastre é tão grave que a capacidade de resposta da administração pública fica severamente comprometida, exigindo medidas mais amplas e urgentes.

 

 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *