Simulação de Desastre Natural em Vila Velha: Maior Exercício de Preparação do Estado

Neste sábado, 16 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) estarão realizando o maior simulado de Desastre Natural já realizado na cidade de Vila Velha. A atividade ocorrerá entre 9h e 12h, na área do bairro Jaburuna, e pretende aprimorar a resposta a situações de emergência.

A simulação será coordenada pela Defesa Civil Municipal de Vila Velha e contará com a participação de diversas entidades, incluindo o helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a Guarda Municipal de Vila Velha. Ao todo, cerca de 100 profissionais estarão envolvidos na execução do exercício.

O Corpo de Bombeiros atuará com equipes em campo, enquanto a Cepdec atuará como observadora, responsabilizando-se por realizar uma avaliação dos procedimentos adotados durante o simulado. Esta avaliação servirá para identificar possíveis correções nas condutas em situações reais.

O treinamento está inserido na Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil e se concentrará na parte alta do morro, na área conhecida como Jardim Petrópolis, que abrange os setores geológicos de risco 86 e 91, classificados como Grau de Risco Alto (R3). Essas áreas abrigam, respectivamente, 14 e 16 famílias, totalizando cerca de 120 indivíduos, incluindo algumas pessoas com necessidades especiais. O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de Jaburuna também participará da atividade.

A programação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Vila Velha prevê um cenário realista, onde moradores atuarão como voluntários na evacuação, e figurantes representarão feridos sendo socorridos pelo SAMU. Um boneco do tamanho de um homem será enterrado para simular um resgate. A Escola Municipal Professor Elson José de Souza, localizada no bairro, será utilizada como abrigo para desabrigados e desalojados, contando com a atuação de uma assistente social e outros profissionais.

A simulação abordará dois tipos de desastres naturais: escorregamento de massa e rolamento de bloco com colapso de estrutura. Para coordenar a ação, será montada uma base de Sistema de Comando Operacional (SCO) na região, em conjunto com uma outra base que funcionará na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha (Sempdec), no Centro do município.

Em declaração, o sargento EB-R1 Afonso Belenda Netto, responsável pela coordenação da simulação e subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, enfatizou a importância da atividade: “A nossa missão principal é salvar vidas. Simulações como essa permitem aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal e aumentam a cooperação entre as instituições estaduais que compartilham o mesmo objetivo. Além disso, treinam moradores da região para situações de emergência.”

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, também destacou a relevância da integração entre instituições para a excelência no atendimento à população capixaba. “Quando um desastre ocorre, devemos estar todos preparados. A realização de simulados como este nos permite compreender o papel de cada instituição”, afirmou.

Por sua vez, o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Junior, ressaltou a crescente importância de treinamentos devido às mudanças climáticas. “O momento exige de nós mais preparo, atenção e resiliência. A Semana Estadual de Defesa Civil está levando informação e orientação a diversos municípios capixabas, e estar neste simulado é fundamental para que todos estejam integrados e alinhados”, concluiu.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar por meio do e-mail comunicacbmes@gmail.com ou pelos telefones (27) 3636-9928 e 99231-5157.

Fonte: Governo ES

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *