O Guinness World Records premiou na quarta-feira, 10, o girassol apelidado de “Clover” como o maior do mundo. A flor, plantada por Alex Babich, um paisagista e morador de Fort Wayne, em Indiana (EUA), tem 10,90 metros. A altura foi medida e confirmada por representantes do Departamento de Pesos e Medidas do Condado de Allen e graduados em Master Gardener da Universidade Purdue.

+ Beijo mais longo, maior tempo em jejum e outros: veja lista de recordes descontinuados pelo Guinness

+ Cearense se torna o homem mais velho do mundo segundo o Guinness Book

De acordo com a “Associated Press”, o girassol tem um significado especial para Babich, já que é a flor nacional da Ucrânia. O homem imigrou do país do leste europeu aos 14 anos de idade, em 1991, após o desastre nuclear de Chernobyl. Há sete anos o ucraniano cultiva girassóis em homenagem a sua terra natal.

O primeiro girassol de Babich media cerca de quatro metros, o segundo 4,5 metros e o terceiro chegou aos 5,8 metros de altura. Vendo isso, o ucraniano decidiu ver até onde poderia chegar. Segundo o homem, a flor recordista foi resultado de “tentativa e erro” ao longo dos anos.

“Vou morrer um dia, mas as histórias desta flor continuarão vivas”, comentou Babich, acrescentando que seus filhos contariam a história do girassol de dez metros aos netos. Um dos filhos do ucraniano foi quem escolheu o nome de “Clover” para a planta.

Para medição da planta, foi usada uma plataforma elevatória de 12 metros. A altura de 10,90 metros foi calculada da base do caule até a ponta da flor mais alta. O valor superou o anterior recordista, um girassol de 9,17 metros plantado na Alemanha, considerado o mais alto do mundo desde 2014.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *