Galp vende acções à TotalEnergies e vê acções caírem em 15%Galp vende acções à TotalEnergies e vê acções caírem em 15%

A portuguesa Galp e a francesa TotalEnergies acordaram, esta semana, a venda de 40% das acções da Galp na licença de exploração de petróleo na Namíbia, no campo Mopane. A Galp vai ficar, em troca, com participações em outras descobertas da TotalEnergias na região.

A participação representa metade da participação que a petrolífera portuguesa não tinha no projeto de exploração. E, com efeito, a francesa passa a assumir a operação de exploração do campo petrolífero. O negócio de troca de activos deverá cobrir metade dos custos de investimento da Galp para exploração, avaliação e desenvolvimento na região de Mopane.

O campo petrolífero de Mopane, na área PEL 83, fica dividido entre a Galp (40%), TotalEnergies (40%, operadora), Namcor (10%) e Custos (10%).

Já os outros dois projetos nos quais a Galp ganha participação ficam divididos da seguinte forma, segundo o comunicado da petrolífera: o PEL56 junta a TotalEnergies (35,25%, operadora), QatarEnergy (35,25%), Galp (10%), Namcor (10%) e Impact (9,5%); e o PEL 91 junta a TotalEnergies (33,085%, operadora), QatarEnergy (33,025%), Namcor (15%), Galp (9,39%) e Impact (9,5%).

As ações da Galp caíram 7,44% para os 16.045 euros por título. (Fonte: Negócios)

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *