Contra a barbárie e o uso político da violência no Rio de Janeiro
As organizações que compõem a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo repudiam com veemência a chacina promovida pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, na última segunda-feira (28), que resultou em mais de 100 mortes durante uma operação policial no Complexo do Alemão e na Penha. Trata-se de mais um episódio da política de morte que transforma a vida do povo pobre e preto das periferias em palco de demonstração de força e propaganda eleitoral.
O que se viu foi um desastre operacional e humano, uma ação improvisada, sem coordenação entre os órgãos do Estado, que paralisou a cidade, espalhou o medo e expôs milhões de moradores à insegurança. A operação violou protocolos básicos de inteligência e investigação, sacrificando vidas e sabotando o próprio trabalho das forças de segurança. O Estado escolheu o caminho da violência espetacularizada em vez de investir em políticas públicas, prevenção e direitos.
Além disso, escolheu a via que não resolve o grave problema das organizações criminosas, pois não é focada nos chefes dessas organizações, mas sim em pessoas que serão facilmente repostas, sem nenhum tipo de prejuízo à estrutura do crime organizado.
Essa chacina não é um erro isolado, mas o resultado de uma lógica de governo autoritária e populista, que usa as polícias como instrumento de marketing e despreza o planejamento técnico, a legalidade e a vida. Ao transformar agentes públicos em bucha de canhão e moradores em alvos, o governo fluminense demonstra completo desprezo pela democracia e pelos direitos humanos, além de contribuir para o fortalecimento das estruturas criminosas que diz combater.
Exigimos a imediata investigação independente da operação, sob acompanhamento do Ministério Público, da Defensoria Pública e de organismos de direitos humanos. É urgente romper com o ciclo de extermínio e retomar o caminho de uma política de segurança cidadã, baseada em inteligência, controle externo, transparência e respeito à vida.
Por isso, nos somamos aos atos do dia 31 de outubro no Brasil, convocados pela Coalizão Negra Por Direitos. Chamamos o conjunto das forças populares a denunciarem a chacina e exigir justiça!
Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo
Outubro de 2025
Atos marcados para esta sexta-feira
- São Paulo: Masp, às 17h
- Brasília: Museu da República, às 18h
- Salvador: Praça da Piedade, 16h
- Sobral(CE): Boulevard do Arco, às 18h
- Recife: Palácio do Campo das Princesas, às 16h
- Belo Horizonte: Praça Sete, às 17h
- Belém: Uepa CCSE, às 17h30
- Curitiba: Praça Santos Andrade, às 18h
- Juiz de Fora: Rua halfeld, em frente ao BB, às 17h30
- Jivivile: Praça Nereu Ramos, 18h
- Vitória, Praça do Itararé, 17h
- Natal, Shopping Midway, 17h
- Porto Alegre: esquina Democrática, 17h
