O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente a situação de emergência no município de Branquinha, em Alagoas. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (30), foi tomada em razão dos graves processos de erosão que vêm afetando a cidade, causando danos a áreas urbanas, infraestrutura e colocando em risco a população local.
Com o reconhecimento federal, a Prefeitura de Branquinha está agora apta a solicitar recursos da União para ações de resposta ao desastre. Os auxílios previstos incluem a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico e alimentar para trabalhadores e voluntários envolvidos nas ações emergenciais.
Para ter acesso ao apoio financeiro, o município deverá formalizar seus pedidos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional analisará os planos de trabalho apresentados e, após a aprovação, publicará uma nova portaria no DOU especificando os valores que serão liberados para Branquinha.
Branquinha integra uma lista de 32 municípios de nove estados brasileiros que tiveram situações de emergência reconhecidas pelo Governo Federal nos últimos dias, devido a desastres como estiagem, seca, chuvas intensas e, como neste caso, processos erosivos. A medida visa agilizar o socorro às comunidades mais vulneráveis e mitigar os danos causados por esses fenômenos.
