Epicentro do terremoto de magnitude 5,5 nas Ilhas Tokara. Foto: Yahoo Weather
Tóquio, Japão – Um forte terremoto de magnitude 5,5 foi registrado por volta das 16h13 desta quinta-feira (3), na região próxima às Ilhas Tokara, no sudoeste do Japão. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu a uma profundidade de aproximadamente 20 km.
O abalo sísmico atingiu intensidade 6 inferior (6-) na escala japonesa, que vai até 7, na ilha Akuseki (Toshima-mura), no distrito de Kagoshima, e intensidade 3 na ilha Kodakara. Não há risco de tsunami em decorrência deste terremoto.
Outras localidades registraram tremores mais leves:
Intensidade 2: Amami e Setouchi, em Kagoshima
Intensidade 1: Yamato, Uken, Tatsugo, Kikai, Amagi e Isen, também em Kagoshima.
As autoridades seguem monitorando a região, que já registrou mais de 1.000 tremores com intensidade superior a 1 desde 21 de junho, quando a atividade sísmica ficou intensa.
Foi a primeira vez nesse período que um terremoto de intensidade 6- foi registrado no local. Até então, os abalos mais fortes tinham sido de 5-, inclusive dois que ocorreram na quarta-feira (2).
Especialistas alertam para risco de novos tremores
Sobre o forte tremor de intensidade 6-, o professor Shinichi Sakai, do Instituto de Pesquisa Sísmica da Universidade de Tóquio, explicou: “Como o terremoto teve magnitude relativamente alta e o epicentro estava próximo da ilha, o impacto acabou sendo maior.”
Ele alertou que outros tremores da mesma magnitude podem ocorrer nos próximos dias, ressaltando a importância de manter a vigilância:
“Como as atividades sísmicas continuam, há risco de deslizamentos de terra e quedas de rochas em encostas instáveis. Recomendo que as pessoas evitem áreas perigosas e tomem medidas como fixar objetos que possam cair dentro de casa.”
Moradores relatam susto
“Senti que o tremor durou bastante tempo. Eu estava fora de casa quando aconteceu e vi que muitas pessoas ao redor ficaram assustadas. Agora, um número considerável de moradores está reunido no abrigo”, disse Kazunori Arikawa, morador da ilha Akuseki.
Segundo o departamento administrativo de Toshima, com sede em Kagoshima, equipes locais continuam avaliando a situação na ilha. “Estamos em contato com as autoridades no local e seguimos checando as condições dos moradores e possíveis danos”, disseram autoridades locais.
Até o momento, não há relatos de feridos graves ou grandes danos materiais, mas as autoridades pedem que a população permaneça atenta a novos tremores .
Ordem de evacuação
A prefeitura de Toshima informou que, após o forte tremor registrado por volta das 16h13, foi emitida uma ordem formal de evacuação para todos os 38 domicílios da ilha Akuseki, abrangendo cerca de 80 residentes.
As autoridades locais estão orientando os moradores a se deslocarem imediatamente para abrigos seguros dentro da própria ilha, evitando áreas de risco como encostas instáveis e regiões costeiras, onde podem ocorrer deslizamentos de terra ou quedas de pedras devido aos tremores secundários.