Nesta terça-feira (6), a Nestlé anunciou o recolhimento de lotes de fórmulas infantis por riscos de contaminação. Os produtos, vendidos em países da Europa, pode ter uma toxina associada a um problema de qualidade em ingrediente usado na produção. A ação de recolhimento envolve as marcas SMA, BEBA e NAN.
A medida anunciada pela fabricante tem como objetivo único e exclusivo a prevenção. Logo, até o momento não há nenhum registro de que essa toxina tenha acometido saúde de qualquer conumidor.
Nestlé identificou presença de cereulida
A possibilidade de aparecerem sintomas de doenças causadas por tal toxina ficou coonhecida em um teste interno da empresa, que identificou a falha no ingrediente. A cereulida é uma toxina produzida por cepas da bactéria Bacillus cereus.
Agora, portanto, uma investigação em conjunto com o fornecedor acontece para identificar o que teria causado o problema. “Estamos em contato com as autoridades dos países relevantes para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas. A Nestlé assegura aos pais e responsáveis que está implementando as ações apropriadas para ajudar a garantir a saúde e o bem-estar das famílias e de seus bebês”, afirmou a empresa em nota.
Sintomas da intoxicação
Os sintomas associados à exposição à toxina incluem vômitos intensos ou persistentes, diarreia e letargia incomum, que costumam surgir entre 30 minutos e seis horas após o contato. No entanto, a empresa salienta que não há motivos para preocupação caso o consumidor não apresente os sintomas acima descritos.
