Ativistas da Flotilha Global Sumud, que busca levar ajuda humanitária a Gaza, denunciaram novos ataques por drones contra as embarcações. Segundo o grupo, além da vigilância já relatada no domingo (21), desta vez houve explosões em alguns barcos.

“Múltiplos drones, objetos não identificados lançados, comunicações bloqueadas e explosões ouvidas a partir de vários barcos”, informou o comunicado. Os ativistas afirmam que mais de dez explosões foram registradas.

“Não nos intimidarão”, acrescenta a nota da flotilha, que transporta a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, a atriz francesa Adèle Haenel e o brasileiro Thiago Ávila, entre outros nomes.

Um vídeo publicado nas redes oficiais do grupo mostra uma explosão filmada do barco Spectre às 1h43 (19h43 de Brasília de terça-feira).

A Guarda Costeira da Grécia, porém, informou à agência AFP que uma lancha de patrulha da Frontex, agência de fronteiras da União Europeia, se aproximou de um dos barcos e não constatou sinais de danos.

Na segunda-feira (22), o Ministério das Relações Exteriores de Israel divulgou comunicado afirmando que “não permitirá a entrada dos barcos em uma zona de combates ativos, nem a violação do bloqueio naval”. A nota também associou os ativistas ao movimento armado Hamas.

Esta é a terceira tentativa do grupo de romper o bloqueio israelense, que já impediu, em junho e julho, a chegada de embarcações com alimentos e medicamentos à Faixa de Gaza.

* Com AFP

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *