Árvores caíram com o vento em Florianópolis. (Foto: PMF, Divulgação)
O município de Florianópolis decretou situação de emergência por conta das chuvas intensas registradas com a passagem de um ciclone extratropical entre segunda (8) e esta quarta-feira (10). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta e prevê ações de resposta contra os estragos provocados pelos temporais.
Continua depois da publicidade
O documento cita o volume elevado de chuva registrado na cidade, com acumulados totais que ultrapassam 114 milímetros em 24 horas, segundo dados das estações da Epagri/Ciram e da Cemadem.
Na capital, foram registrados alagamentos, deslizamentos, danos em residências e outros estragos. Com a situação avaliada pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Florianópolis (SPDC), ficou declarada a “existência de Situação Anormal, provocada por desastre e caracterizada como situação de Emergência”.
Com isso, fica autorizado o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres e a convocação de voluntários, assim como de medidas necessárias para reforçar as ações de resposta. O decreto entra em vigor nesta quarta e tem validade de 180 dias.
Chuvas voltaram a afetar Florianópolis nesta quarta
Continua depois da publicidade
Uma tempestade fez o dia virar noite em questão de minutos na Grande Florianópolis na tarde desta quarta-feira (10), com chuva forte e ventania que causou diversas quedas de árvores nos municípios da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, estão sendo atendidas, até a última atualização desta matéria, 11 ocorrências, com mais quedas de árvores registradas que aguardam averiguação.
Em Florianópolis, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Mauro Ramos, uma das principais vias do Centro da Capital catarinense. De acordo com a Guarda Municipal, a via foi bloqueada e o trânsito estava lento no local.
Na Beira-Mar Norte, uma árvore caiu sobre um táxi e bloqueou a faixa da esquerda, deixando o semáforo inoperante nos dois sentidos. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia recebido a informação de que havia uma vítima dentro do táxi, mas a ocorrência não se confirmou.
Já no bairro Cacupé, outra queda de árvore foi registrada, enquanto na Avenida Álvaro Tolentino, no bairro Capoeiras, uma árvore também de grande porte bloqueou a via. Os bombeiros também foram acionados para uma queda de árvore, oferecendo risco a uma residência, no bairro Córrego Grande. Ainda não informações sobre estragos ou feridos.
Continua depois da publicidade









